PUBLICIDADE

Política

Cunha planeja acordo para entregar relatoria de CPI ao PT

Negociações ocorreram nesta semana e contaram com a participação dos líderes do governo, José Guimarães, e do Partido dos Trabalhadores, Sibá Machado

14 fev 2015 - 12h29
(atualizado às 12h33)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), durante eleição na Casa, em 1º de fevereiro</p>
Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), durante eleição na Casa, em 1º de fevereiro
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), negociou nesta semana um acordo que prevê a entrega da relatoria da CPI da Petrobras ao PT, de acordo com reportagem do jornal Estado de S.Paulo. Segundo a publicação, participaram das conversas, além de Cunha, o líder do Governo, José Guimarães (PT-CE) e o líder do Partido dos Trabalhadores, Sibá Machado (AC). 

Uma pessoa próxima ao presidente da Câmara revelou que o acordo está praticamente fechado e que as indicações devem ocorrer logo após o Carnaval, quando Cunha deverá defender seu plano junto aos líderes das legendas que constituem seu bloco de apoio.

Entre os petistas, um dos nomes cotados para ser o relator da comissão é o de Vicente Cândido (SP), deputado da corrente interna petista majoritária Construindo um Novo Brasil.

Já a presidência da CPI deve ficar com um membro do PMDB. O deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) recusou nesta semana o convite que lhe foi feito para ocupar o posto, após considerá-lo um prêmio de consolação pela perda na disputa pela liderança da bancada para Leonardo Picciani (PMDB - RJ). Ainda assim, Cunha deverá tentar convencer Vieria Lima a aceitar o cargo.

A oposição já trabalha em uma lista de pedidos e convocações que serão protocolados após o feriado e que inclui a quebra dos sigilos bancário, telefônico e telemático do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e das empresas em que ele atua como sócio, e das empreiteiras e empresas fornecedoras da Petrobras investigadas na Operação Lava Jato.

Também terão protocolados os requerimentos de convocação e quebra de sigilo do tesoureiro nacional do PT, João Vaccari Neto, e do ex-diretor de Serviços da estatal Renato Duque.

Já o PDSB pedirá a convocação do novo presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, e de diretores da Alumini Engenharia, responsável pelas obras do Complexo Petroquímico do Rio de Raneiro, que está sob investigação.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade