PUBLICIDADE

Política

Bolsonaro quer reconduzir Sérgio Camargo à Fundação Palmares

Presidente disse que vai renomear o jornalista se o governo tiver êxito na tentativa de reverter decisão judicial

13 dez 2019 - 18h06
(atualizado às 18h29)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Jair Bolsonaro prometeu nesta sexta-feira, 13, reconduzir o jornalista Sérgio Camargo à presidência da Fundação Cultural Palmares se o governo tiver êxito na tentativa de reverter a decisão judicial que suspendeu o ato de nomeação.

Sergio Camargo foi nomeado para a Fundação palmares em novembro.
Sergio Camargo foi nomeado para a Fundação palmares em novembro.
Foto: Facebook/Reprodução / Estadão Conteúdo

A suspensão foi decidida pelo juiz federal substituto Emanuel José Matias Guerra, da 18ª Vara Federal de Sobral, que argumentou que a nomeação "contraria frontalmente os motivos" que levaram à criação do instituto. A Advocacia-Geral da União apresentou recurso ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) contra a liminar, mas a Corte manteve a suspensão da nomeação. Não há ainda informação sobre possível recurso da AGU a tribunais superiores.

Sérgio Camargo foi indicado no rol de mudanças promovidas pelo novo secretário especial da Cultura, Roberto Alvim. Após o anúncio, no entanto, diversas publicações do presidente nas redes sociais levaram a questionamentos sobre sua visão sobre o movimento negro.

Nos posts, Camargo critica a celebração do Dia da Consciência Negra, diz que a escravidão foi "benéfica" e afirma que o Brasil tem um "racismo nutella".

Veja também:

Previsão Brasil - Instabilidade ganha força no Sul:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade