PUBLICIDADE

Política

Bolsonaro diz que Refis para pequenas empresas deve sair

O presidente afirmou que o governo trabalha para editar uma Medida Provisória até terça-feira, 11

8 jan 2022 - 17h56
(atualizado às 19h38)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Jair Bolsonaro disse neste sábado (8) que o governo trabalha para editar uma Medida Provisória ou mesmo uma portaria nos próximos dias para tratar do Refis para microempresários, pequenas e médias empresas. Após recomendação do Ministério da Economia, ele vetou ontem integralmente o projeto que criava o Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no âmbito do Simples Nacional (Relp).  

Segundo mostrou reportagem, parlamentares já avisaram ao presidente que vão trabalhar para derrubar o veto quando o Congresso Nacional voltar, após o recesso de fim de ano. A reabertura do programa poderia permitir a renegociação de R$ 50 bilhões em dívidas. Hoje, no Brasil, há 16 milhões de microempreendedores individuais e empresas de pequeno porte. A atual proposta de Refis foi aprovada com votação praticamente unânime no Congresso.

"Nosso interesse era aprovar, mas havia duas inconsistências, dois riscos. Não havia a fonte de compensação, o que poderia levar a um crime de responsabilidade. E existia também uma fragilidade com relação à questão da legislação eleitoral", explicou Bolsonaro há pouco.

 Bolsonaro diz que Refis para pequenas empresas deve sair até terça-feira
Bolsonaro diz que Refis para pequenas empresas deve sair até terça-feira
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Eu não posso ir contra a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) com uma canetada", acrescentou.

O presidente participoua da festa de aniversário do advogado Geral da União, Bruno Bianco. Bolsonaro disse que a decisão de vetar o Refis foi dele, para evitar responder um processo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e "ficar com o flanco aberto".

"Dei a missão para o (ministro da Economia) Paulo Guedes e sua equipe buscarem alternativas ainda ontem. Talvez uma MP ou uma portaria nesse sentido. Não vamos desamparar esse pessoal, eles serão atendidos com certeza até no máximo a terça-feira (11)", completou.

Bolsonaro relatou ainda que o Ministério da Economia tinha recomendado veto tanto para a desoneração da folha para 17 setores quanto para a prorrogação da isenção de IPI para taxistas e deficientes. O presidente, no entanto, contrariou a equipe econômica e sancionou as duas medidas.

"Fomos contra a economia e vencemos isso sem riscos para o nosso lado. A economia faz um trabalho excepcional, mas em alguns momentos deixa a desejar. É um ministério muito grande, Guedes é muito competente e conta com o nosso apoio. Essa queda de braço ocorre, mas Paulo Guedes tem conduzido a pasta muito bem", acrescentou.

Capitólio (MG) - O presidente Jair Bolsonaro tomou conhecimento neste sábado, pela imprensa, do acidente com lanchas em Capitólio (MG), após o deslizamento de parte de uma das paredes de um cânion visitado por turistas. Ao ver as imagens das embarcações sendo atingidas pelas pedras, o presidente determinou que sua equipe entrasse em contato com a Marinha para dar apoio no local. Antes do fim da entrevista, ele foi informado de que a Marinha já estava participando das buscas.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade