PUBLICIDADE

Política

"Pauta de costumes não pode destruir política cultural", diz Lula sobre nova Lei Rouanet

O presidente Lula e a ministra Margareth Menezes assinaram decreto que atualiza a lei

23 mar 2023 - 21h07
(atualizado às 21h54)
Compartilhar
Exibir comentários
Lula e Margareth Menezes em assinatura de novo decreto
Lula e Margareth Menezes em assinatura de novo decreto
Foto: Reprodução/TV Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, na noite desta quinta-feira, 23, o decreto que atualiza a Lei Rouanet, durante cerimônia realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Veja o que muda na Lei Rouanet com novo decreto.

Se preparando para embarcar para a China no próximo sábado, 25, o petista proferiu poucas palavras ao público. Em breve discurso, Lula pediu apoio para realizar ações de fomento à cultura. 

"A guerra em defesa da cultura contra nós vai ser muito grande. Vão dizer que a mamata voltou, vão dizer que o gasto desnecessário voltou. Mas dessa vez vocês não podem ficar quietos. Nós não podemos deixar que a pauta de costumes possa destruir a política cultural desse País", afirmou o presidente, que optou por resguardar a voz para a viagem. "Eu preciso estar com a garganta boa para conversar com Xi Ji Ping", disse Lula, se desculpando. 

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, fez as honras e apresentou detalhes do novo decreto. Segundo Margareth, o novo decreto busca unificar os programas culturais já existentes no País e diminuir as desigualdades de recursos regionais.

"O decreto harmoniza as regras que antes eram uma colcha de retalhos, juntando o que há de melhor no Procultura, no projeto da lei do marco do fomento à cultura, no Programa Cultura Viva e nas já mencionadas Lei Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc", afirmou. 

Dentre os destaques, Margareth citou ainda o investimento de R$ 1 bilhão para as produções do audiovisual brasileiro. 

Durante o discurso, a ministra celebrou, por diversas vezes, o retorno do Ministério da Cultura. "Para aqueles que nos quiseram mortos, que nos xingaram, nos desrespeitaram, sem consideração à nossa história, pois bem, sobrevivemos", disse Margareth. 

Estiveram presentes no evento representantes de instituições estatais, como a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, representantes de empresas privadas, como Ana Christina Buchaim, em nome da B3, além do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, que foi homenageado.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade