Script = https://s1.trrsf.com/update-1790713512/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Polícia

Publicidade

Operação da Polícia Civil de PE cumpre mandados em nove cidades de três estados nesta quarta (14)

Investigação iniciada em 2021 também tem alvos na Paraíba e em Goiás; Justiça determinou prisões, buscas e bloqueio de recursos financeiros.

14 out 2026 - 11h07
(atualizado às 11h34)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou a Operação Valuta contra o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, cumprindo sete mandados de prisão, 12 de busca e apreensão e bloqueio de ativos em nove cidades de Pernambuco, Paraíba e Goiás. Iniciada após uma prisão em Palmares em 2021, a investigação visa desarticular a estrutura financeira do grupo criminoso. A ofensiva, coordenada pelo delegado Thiago Gontijo, conta com apoio das polícias paraibana e goiana e de unidades de inteligência.

Uma investigação sobre tráfico de drogas e lavagem de dinheiro levou a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) a deflagrar a Operação Valuta nesta quarta-feira, 14 de outubro. A ação prevê o cumprimento de sete mandados de prisão, 12 de busca e apreensão domiciliar e ordens de bloqueio de ativos financeiros.

Operação Valuta cumpre sete mandados de prisão nesta quarta (14).
Operação Valuta cumpre sete mandados de prisão nesta quarta (14).
Foto: Divulgação/PCPE / Portal de Prefeitura

As medidas foram expedidas pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Palmares, na Mata Sul. O município está no centro das apurações sobre a atuação da organização criminosa investigada.

Em Pernambuco, as diligências abrangem Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho e Tacaimbó.

A operação também tem alvos em João Pessoa e Campina Grande, na Paraíba, além de Goiânia, em Goiás. Ao todo, o ambiente operacional envolve nove cidades.

Os números de mandados correspondem ao conjunto da ação. As informações consultadas não apresentam um balanço consolidado de quantas prisões e buscas já haviam sido efetivamente concluídas.

Prisão em flagrante deu origem à apuração

As investigações começaram em julho de 2021, após uma prisão em flagrante realizada em Palmares durante a Operação Fide Dignus.

Na ocasião, um suspeito foi encontrado transportando uma grande quantidade de entorpecentes. A análise dos elementos apreendidos levou os investigadores a identificar indícios de ligação com uma rede de lavagem de dinheiro abastecida por recursos do narcotráfico.

A partir desse episódio, a apuração passou a buscar a estrutura financeira e operacional do grupo. Além de identificar os envolvidos, a ofensiva pretende atingir os recursos associados às atividades investigadas.

Justiça determinou bloqueio financeiro

As ordens judiciais incluem o bloqueio de ativos financeiros dos alvos. O valor alcançado por essas medidas não foi informado nas publicações consultadas.

A coordenação está a cargo do delegado Thiago Gontijo, da Divisão de Homicídios do Agreste. A operação conta com equipes especializadas de Pernambuco e apoio das Polícias Civis da Paraíba e de Goiás.

Participam dos trabalhos a 18ª Delegacia de Polícia de Homicídios, com apoio da 13ª Delegacia Seccional, da Diretoria de Inteligência e do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro.

Também há atuação do Comando de Operações e Recursos Especiais e da inteligência da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização. A Valuta é a 83ª Operação de Repressão Qualificada da Polícia Civil pernambucana em 2026.

Portal de Prefeitura
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra