PUBLICIDADE

Polícia

Operação da PF deflagra fraudes no INSS em três estados

16 set 2014 - 10h41
(atualizado às 10h44)
Compartilhar
Exibir comentários

Na manhã desta terça-feira, a Polícia Federal deflagrou uma operação chamada de Caverna de Platão para desmontar duas organizações criminosas que estariam atuando em fraudes contra o INSS e contra o Sistema Financeiro Nacional. Cerca de 110 policiais foram encarregados de cumprir mandados de prisão nas cidades de Abadiânia, Anápolis, Caldas Novas, Goianápolis, Marzagão, Nerópolis e Trindade (todas de Goiás) e em Brasília (DF) e Arapoema (TO). 

De acordo com informações da PF, as investigações começaram há um ano e pretendiam apurar o desvio mensal de valores da Previdência Social através da concessão irregular de benefícios de Amparo Social ao Idoso (LOAS). 

A partir de mais de mil certidões de nascimento falsas, vendidas por um cartório extrajudicial de Goiás, foram requeridos em todo território nacional cerca de 530 benefícios LOAS. A polícia estima um prejuízo para os cofres da Previdência Social de cerca de R$ 7,5 milhões. 

Durante as investigações, outro grupo organizado que atuava em sucessivas fraudes bancárias com a participação do mesmo cartório extrajudicial também foi descoberto. 

Foram expedidos 11 mandados de prisão (entre preventivas e temporárias), 5 de condução coercitiva, 18 de busca e apreensão, além de sequestros, arrestos, penhoras e afastamento cautelar de servidores públicos. 

Batismo de fogo: Os nomes inusitados das operações policiais Batismo de fogo: Os nomes inusitados das operações policiais

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade