PUBLICIDADE

Polícia

Equipe do Fantástico é detida com falsa cocaína na fronteira

13 out 2015 - 18h39
Compartilhar
Exibir comentários

O repórter Alex Bezerra Barbosa, da TVCA, afiliada da Rede Globo em Mato Grosso, assim como a equipe dele, foi detido e revistado pelo Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), na noite desta segunda-feira (12), quando tentava atravessar, no limite entre o Brasil e a Bolívia, com 240 quilos de pó de gesso, simulando cocaína.

A intenção, conforme alegado aos policias, era mostrar a fragilidade do policiamento na fronteira em reportagem que iria ao ar no programa Fantástico. No entanto, a equipe “caiu” na barreira.

A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) de Mato Grosso emitiu nota esclarecendo que a abordagem atendeu às normas legais e rotineiras da força de segurança que atua na fronteira. O local da ocorrência fica na BR-070 sentido Bolívia -Brasil. Quatro pessoas da equipe e dois carros foram parados e revistados. 

"Ao fazer a revista no interior de um dos veículos foram encontrados vários invólucros com fita crepe contendo um material esbranquiçado análogo a cocaína", diz trecho da nota. O Gefron encontrou também em posse da equipe uma microcâmera e material de áudio.

A equipe de reportagem foi encaminhada à Polícia Federal de Cáceres. Após averiguação foi constatado que o pó branco, análogo à cocaína, não era entorpecente.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Mauro Zaque, informou que, mediante registro de boletim de ocorrência, "o caso vai ser analisado em razão de ter desviado as forças de segurança pública do seu objetivo, deixando a fronteira desguarnecida, o que causou também prejuízo aos cofres públicos com emprego de força pública para atender uma demanda pessoal e de interesse particular da emissora".  Conforme Zaque, foram mobilizados na ocorrência 16 homens, sendo quatro da equipe do Gefron e cinco policiais federais.

Os dois veículos apreendidos, sendo um com a logo da emissora, estão no pátio da Polícia Federal, em Cáceres. Já o produto foi encaminhado para laboratório, o que vai constatar se o material é de transporte controlado ou proibido. A Polícia Federal vai abrir inquérito do caso.

O Ministério Público Federal (MPF), através de nota, comunica que a instituição foi consultada pela afiliada, na sexta-feira (9/10), a respeito do interesse do veículo de comunicação em fazer a travessia da fronteira entre Brasil e Bolívia, simulando o transporte de droga. Mas informou à TV, em duas ocasiões, que não tem atribuição de autorizar ou avalizar a realização da matéria jornalística. “E, na obrigação da transparência com as instituições que fazem a segurança na fronteira”, comunicou o caso à Polícia Federal e ao Gefron e também à emissora, que, por decisão editorial, manteve a pauta.

“O Ministério Público Federal reconhece a importância da investigação jornalística para levar ao conhecimento público os problemas de nossa sociedade e em sua relação com a Imprensa atua dentro dos limites da legalidade e com base na transparência dessa relação”.

Em matéria publicada no G1 de Mato Grosso, site da Rede Globo, a “TVCA informou que tem o recibo da compra do gesso de revestimento e que o material foi embalado pela própria equipe para a reportagem”.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade