Multas por radar que flagra infrações dentro do carro têm novo prazo no RS
Os equipamentos poderão entrar em operação até o fim de dezembro
Após revisão contratual, o início das multas por radares com inteligência artificial no RS foi adiado para o fim de dezembro. Integrando um projeto-piloto de 180 dias também previsto em GO e MG, dois equipamentos serão instalados na BR-116, entre Estância Velha e São Leopoldo. A tecnologia é capaz de identificar até 82 infrações na cabine, como uso de celular e falta de cinto, gerando alertas em tempo real que serão validados por policiais rodoviários antes da aplicação das penalidades.
O início da aplicação de multas pelos novos radares com inteligência artificial que fiscalizam infrações cometidas dentro dos veículos no Rio Grande do Sul ganhou um novo prazo. Os equipamentos poderão entrar em operação até o fim de dezembro, após uma mudança no cronograma do projeto-piloto.
A previsão anterior para o início da fiscalização precisou ser alterada depois que o contrato inicialmente firmado para a instalação dos equipamentos foi cancelado. Um novo acordo foi estabelecido e ampliou o prazo para que os radares sejam colocados em funcionamento.
No Rio Grande do Sul, dois equipamentos serão instalados na BR-116, nos quilômetros 233, em Estância Velha, e 248, em São Leopoldo. A fiscalização ocorrerá no sentido interior-Capital.
Os radares fazem parte de um projeto-piloto de 180 dias e utilizam inteligência artificial para analisar imagens captadas dos veículos. A tecnologia poderá identificar infrações que ocorrem dentro do carro e que normalmente dependem da fiscalização visual de agentes de trânsito.
Entre as situações que poderão ser identificadas estão o uso de celular ao volante e a falta do cinto de segurança. O sistema também poderá reconhecer outras condutas previstas na legislação, com capacidade anunciada para identificar até 82 tipos de infrações.
Durante a fase de testes, os alertas gerados pelos equipamentos serão encaminhados em tempo real para policiais, que deverão analisar as imagens antes da adoção das medidas administrativas. A proposta é avaliar o funcionamento da tecnologia antes da aplicação definitiva do sistema.
Além do Rio Grande do Sul, o projeto-piloto prevê testes em Goiás e Minas Gerais.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.