PUBLICIDADE
AO VIVO
Mariana Aydar canta ao vivo ‘Boy Lixo’ e outros hits no Terraiá, o São João do Terra

Movimento Mulheres de São Gonçalo recebe unidade do projeto Cantos de Leitura

O novo espaço vai beneficiar 600 famílias atendidas mensalmente pela instituição Movimento Mulheres de São Gonçalo recebe unidade do projeto Cantos de Leitura

29 abr 2023 - 15h30
Compartilhar
Exibir comentários

O Movimento de Mulheres de São Gonçalo, entidade situada no Bairro Zé Garoto, acaba de receber o Projeto Cantos de Leitura, que vai proporcionar a ampliação do acesso à leitura para as 600 famílias atendidas pela instituição cuja missão é enfrentar todas as formas de preconceitos e discriminações de gênero, com atenção especial a crianças, adolescentes e jovens vítimas de violência doméstica. A chegada do Projeto Cantos de Leitura tem realização da Rede Educare e conta com patrocínio da Novelis, maior recicladora e produtora de alumínio laminado do mundo, via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.

Foto: Diário do Rio

Com acervo de 1.200 novos livros, materiais pedagógicos, brinquedos educativos, jornais, revistas e periódicos, dispostos num espaço de ambientação lúdica, o Projeto vai beneficiar 600 famílias, que são atendidas mensalmente, de forma gratuita, pelo Movimento de Mulheres por uma equipe interdisciplinar de psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, educadores e advogados. A seleção da instituição e deu pela presença da Novelis na região, onde a empresa mantém um dos seus centros de coletas de latas pós-consumo - dos 14 distribuídos de Norte a Sul do Brasil.

Para um melhor aproveitamento do espaço, os profissionais do Movimento de Mulheres participam de uma sensibilização que aborda os caminhos para a formação de leitores e orientações sobre melhor utilização do Cantos de Leitura, incluindo o acesso a uma plataforma online e gratuita com cursos certificados de técnicas para alfabetização e contação de histórias.

O Cantos de Leitura está na sua sétima edição e soma mais de 76 mil livros de diferentes editoras e gêneros literários, colocados à disposição de crianças, jovens e adultos. São mais de 53 mil beneficiados pelo Brasil, de diversas faixas etárias, que frequentam gratuitamente, os espaços. Esta é a 25ª unidade do Cantos de Leitura patrocinada pela Novelis.

"A diretoria, associadas e colaboradores do Movimento de Mulheres em São Gonçalo agradecem o apoio da Rede Educare na implantação do Cantos de Leitura. Agora vamos ter um espaço lúdico de acolhimento e acesso à leitura para as 600 crianças atendidas pelos projetos Naca, Neaca e Tecendo Redes na primeira infância. Além dos livros apropriados para diferentes idades, teremos um espaço bonito e pedagógico, que incentivará a permanência deles aos nossos projetos", comemora Marisa Chaves de Souza, fundadora e gestora de projetos do Movimento de Mulheres de São Gonçalo. 

"Com foco na formação de novos leitores, o Cantos de Leitura acredita na abertura de perspectivas, na partilha de entendimentos e na socialização. Queremos estimular o contato de crianças, jovens e até adultos com a literatura, possibilitando o acesso gratuito da comunidade ao conhecimento", explica Kátia Rocha, CEO da Rede Educare. 

"A inauguração de uma unidade do Cantos de Leitura no Movimento de Mulheres de São Gonçalo é um exemplo prático de como contribuímos com a construção de um legado próspero nas comunidades em que estamos inseridos. Fomentar o acesso à leitura e à informação em uma instituição que atua em prol da diversidade e inclusão de gênero, raça, orientação sexual e classe social reitera nosso Propósito e pilares de atuação social", reforça Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis.

Rio Design Barra, Drogaria Venancio e Vix Brasil se unem em ação do Dia das Mães

"Histórias que inspiram", campanha de Dia das Mães do Shopping Rio Design Barra, contará com a parceria da Drogaria Venancio e da grife Vix Brasil. Entre 2 e 14 de maio, os clientes que realizarem compras no shopping podem ganhar um kit de dermocosméticos La Roche-Posay ou uma bolsa Vix. 

Para participar da campanha, basta cadastrar as notas fiscais no aplicativo do shopping e retirar o brinde no local indicado no centro comercial. Cadastros com R$800 em notas podem retirar o kit La Roche-Posey. Já os clientes com R$1.200 cadastrados podem ganhar uma bolsa Vix de brinde. Serão disponibilizados 2.500 kits do dermocosmético, 2 mil bolsas e serão distribuídos apenas um brinde por CPF a cada valor acumulado.

Essa é a terceira vez em que a parceria entre a rede de drogarias e o Rio Design Barra é firmada para o Dia das Mães.

Diário do Rio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade