PUBLICIDADE

Ministério do Meio Ambiente suspende ações contra desmatamento na Amazônia

28 ago 2020 - 17h49
(atualizado às 18h47)
Compartilhar
Exibir comentários

Todas as operações de combate ao desmatamento ilegal na Amazônia serão interrompidas a partir da zero hora da segunda-feira, informou o Ministério do Meio Ambiente nesta sexta-feira, acrescentando que a decisão decorre de bloqueio financeiro imposto pela Secretaria de Orçamento Federal (SOF), vinculada ao Ministério da Economia.

Área desmatada da floresta amazônica perto de Porto Velho
14/08/2020
REUTERS/Ueslei Marcelino
Área desmatada da floresta amazônica perto de Porto Velho 14/08/2020 REUTERS/Ueslei Marcelino
Foto: Reuters

Segundo nota oficial do Ministério do Meio Ambiente (MMA), a SOF determinou o bloqueio de 20,9 milhões de reais em verbas do Ibama e outros 39,7 milhões de reais em recursos do ICMBio. A restrição também vai paralisar ações de combate às queimadas no Pantanal e demais regiões do país, afirmou.

"Segundo informado ao MMA pelo secretário Esteves Colnago, do Ministério da Economia, o bloqueio atual de cerca de 60 milhões de reais para Ibama e ICMBio foi decidido pela Secretaria de Governo e pela Casa Civil da Presidência da República, e vem a se somar à redução de outros 120 milhões de reais já previstos como corte do orçamento na área de meio ambiente para o exercício de 2021", afirmou o ministério.

Procurados, o Ministério da Economia, a Secretaria de Governo e a Casa Civil da Presidência não responderam de imediato a pedidos de comentários sobre a nota do MMA.

A decisão de interromper as operações ambientais ocorre no momento em que o governo do presidente Jair Bolsonaro tem sido criticado duramente dentro e fora do país devido à destruição da floresta amazônica. Empresários brasileiros e investidores estrangeiros têm cobrado ações mais efetivas do governo para a região, uma vez que tem havido repercussão no âmbito econômico.

PARALISAÇÃO

O MMA informou no comunicado que as operações que serão paralisadas no âmbito do combate às queimadas compreendem a desmobilização no Ibama de 1.346 brigadistas, 86 caminhonetes, 10 caminhões e 4 helicópteros. O ministério disse ainda que, nas ações do instituto relativas ao combate ao desmatamento ilegal, serão desmobilizados outros 77 fiscais, 48 viaturas e 2 helicópteros.

No âmbito do ICMBio, segundo a pasta, nas operações de combate ao desmatamento ilegal serão desmobilizados 324 fiscais, além de 459 brigadistas e 10 aeronaves Air Tractor que atuam no combate às queimadas.

Na véspera do anúncio do ministério, em um evento virtual, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que é presidente do Conselho da Amazônia, havia minimizado as críticas sobre ações em relação à região.

Mourão havia defendido que é preciso desmistificar o bioma amazônico e que é necessário combater com argumentos a visão que o mundo tem sobre a região, acrescentando que não é a floresta inteira que queima.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade