PUBLICIDADE

Lava Jato: empresas pagariam R$ 1 bi para escapar de punição

Anotações encontradas pela PF apontam que empreiteiras tentaram combinar uma linha de defesa para se livrar das acusações de corrupção

11 dez 2014 - 08h30
Compartilhar
Exibir comentários

A Polícia Federal apreendeu anotações manuscritas na sede da construtora Engevix que apontam que as empreiteiras envolvidas em pagamento de propina à Petrobras estavam dispostas a pagar R$ 1 bilhão para escapar das acusações, de acordo com informações do jornal O Globo.

Sede da Petrobras, no Rio de Janeiro.
Sede da Petrobras, no Rio de Janeiro.
Foto: Sergio Moraes (BRAZIL - Tags: ENERGY BUSINESS) / Reuters

As anotações mostram que as empreiteiras tentaram combinar uma linha de defesa na tentativa de se livrar das acusações de corrupção na Petrobras.

De acordo com os documentos, a direção da Engevix estava convencida de que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), não teriam coragem de investigar as empreiteiras em função da condução das principais obras do governo federal. “Janot e Teori sabem que não podem tomar a decisão. Pode parar o país”, diz a anotação.

Os papéis encontrados pela PF contêm comentários feitos em reuniões que começaram em abril, após a deflagração da Operação Lava Jato. A anotação mais recente é de 6 de novembro, oito dias antes de a polícia prender os dirigentes das empreiteiras, entre eles Gerson de Mello Almada, um dos donos da Engevix.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade