PUBLICIDADE

Justiça concede liberdade a Monique Medeiros, mãe de Henry

Segundo decisão judicial, Monique será monitorada por tornozeleira eletrônica; o ex-vereador Jairinho continuará preso

5 abr 2022 - 16h00
(atualizado às 21h33)
Compartilhar
Exibir comentários
Justiça concede liberdade a Monique Medeiros, mãe de Henry
Justiça concede liberdade a Monique Medeiros, mãe de Henry
Foto: Reprodução

Uma decisão judicial da 2ª Vara Criminal do Rio de Janeiro desta terça-feira, 5, concedeu liberdade a Monique Medeiros da Costa e Silva, mãe do menino Henry, de 4 anos, segundo o jornal O Globo. Segundo a Justiça, ela será monitorada por tornozeleira eletrônica e seu novo endereço "deverá permanecer em sigilo". 

Monique também estará proibida de "qualquer comunicação com terceiros – com exceção apenas de familiares e integrantes de sua defesa" e de fazer quaisquer postagens em redes sociais. Ré pela morte do filho Henry, ela estava presa desde abril do ano passado. O ex-vereador Jairinho, padrasto do menino, continuará preso. 

Na decisão obtida pelo O Globo, a juíza Elizabeth Machado Louro destaca que, até então, "a manutenção da prisão em instituição estatal era o meio adequado de se prevenirem reações exacerbadas e incivilizadas contra a requerente, incompatíveis com o Estado de Direito". Porém, "multiplicaram-se as notícias de ameaças e violação do sossego" a Monique dentro da cadeia. 

"Em contrapartida, episódio secundário – se comparado às ameaças de morte e de agressões dentro do cárcere – e de cunho claramente sexista, mereceu atenção redobrada das autoridades custodiantes, ameaçando, inclusive, a avaliação do comportamento da ré Monique para fins de progressão de regime, de quem ainda sequer foi condenado", continuou a magistrada.

Segundo a juíza, o ambiente carcerário, no que concerne à acusada Monique, não favorece a garantia da ordem pública. "Diante de tais ponderações, acolho o pedido da defesa de Monique para substituir a prisão preventiva por monitoração eletrônica", concluiu.

Leia mais: Caso Henry Borel: Monique Medeiros chora em audiência

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade