PUBLICIDADE

Janeiro Branco: 5 dicas para cuidar da saúde mental

A colunista do DIÁRIO DO RIO, Rosane Ventura, conta que o Brasil é o país mais ansioso do mundo, segundo mais estressado e o quinto mais depressivo. Janeiro Branco: 5 dicas para cuidar da saúde mental

23 jan 2024 - 09h34
Compartilhar
Exibir comentários

O Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo, o segundo mais estressado e o quinto mais depressivo. Diante desse cenário, destaco a importância de direcionar nossa atenção para um movimento crescente de autocuidado e amor próprio que vem ganhando espaço globalmente.

Foto: Diário do Rio

Com o intuito de contribuir para a promoção da saúde mental, compartilho cinco dicas e atitudes simples, além de serem gratuitas, que podem ser incorporadas no cotidiano para manter o equilíbrio emocional:

?1- gratidão

A ciência já se encarregou de comprovar os benefícios dessa prática na saúde mental.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos separou pessoas em dois grupos:

O primeiro manteve um diário com anotações sobre os efeitos colaterais da medicação, como se sentiam sobre a vida, e o que esperavam do dia seguinte.

E o segundo, além das mesmas perguntas, também tinham que listar cinco coisas ou pessoas pelas quais elas eram gratas a cada dia.

O resultado? Depois de 21 dias, a saúde mental e bem-estar do grupo que tinha que listar as razões de sua gratidão estava melhor do que no começo do estudo, enquanto do outro grupo este nível caiu.

O que você está esperando para escolher 5 coisas ou pessoas pelas quais você é grato hoje? Não esquece de registrá-las no papel.

?2- Reduzir o uso do seu celular, principalmente das redes sociais e de app de mensagens instantâneas.

Pode ser que você já tenha pensado sobre isso, mas não saiba nem por onde começar.

Pois é, vivo nesse exercício também.

A questão é que de fato essa era digital está adoecendo muito a sociedade. Muitos estudos comprovam suas consequências negativas como: ansiedade, dependência, irritabilidade, falta de autocontrole…

Então compartilho aqui algumas práticas que eu mesma comecei a adotar.

1 - escolher momentos-chave do dia (café da manhã, almoço ou jantar) para manter o celular longe de você.

2- Desativar as notificações automáticas.

3- Ativar o modo silencioso do celular a partir de uma determinada hora do seu dia, após o trabalho por exemplo. E não utilizá-lo, nem como relógio, nem como despertador, para evitar a tentação.

4- Estabelecer um tempo mínimo por dia para desenvolver atividades totalmente desconectadas — como praticar esporte, ler ou ouvir música.

5- Reduzir o número de amigos nas redes sociais.

6- Eliminar aplicativos e abandonar grupos de WhatsApp prescindíveis.

Eu sei que não são tarefas tão fáceis de serem praticadas, mas se você escolher uma delas, já estará mudando sua rotina atual. Acredite!

?3- Cuidar da sua saúde física:

Tudo o que acontece no corpo vai alterar nosso comportamento, nosso humor, nossos níveis de atenção e concentração, autorregulação emocional como um todo.

Sendo assim, não venho contar nenhuma novidade que você nunca tenha ouvido, mas venho lembrá-lo da conexão corpo e mente.

Para isso os pilares da sua saúde física estão na prática de exercícios físicos, já que existe hormônio que só é liberado com esse tipo de prática. Sabia disso? Eu fui saber a pouco tempo em uma pós graduação que estou finalizando.

Alimentação equilibrada com boa hidratação já que temos um corpo composto por mais de 70% de água. Somos o reflexo do que nos alimentamos não só fisicamente, o que ingerimos interfere diretamente nas nossas emoções e consequentemente comportamentos.

Sono de qualidade é fundamental para que seu corpo e sua mente possa se restabelecer e também fazer jus a todos os outros aspectos cuidados.

?4- Meditação

Os estudos já comprovaram o quanto a meditação pode apoiar a saúde mental. Para isso, você não precisa subir o Himalaia, ir para Índia, estar em um retiro espiritual ou ter um guru com turbante. Você só precisa começar. Busque por meditações guiadas na internet. Meditar é sobre entrar em contato, observar o que acontece dentro. Dessa forma, se tornar mais consciente, independente do que seja. Feito, é melhor que perfeito!

? 5- Autoconhecimento

É fundamental reconhecer quem você é, com consciência da própria história, dores, traumas, qualidades e dificuldades. Só através do reconhecimento, se escolhe. Sua qualidade mental vai depender e muito desse exercício que eu diria que é para uma vida inteira. Sempre buscando se conhecer e se reconhecer conforme a passagem dos anos, já que vamos nos transformando durante a jornada.

Escolha dizer sim para você agora!

Diário do Rio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade