PUBLICIDADE

Itamaraty diz que Maduro iniciou mandato ilegítimo e apoia Assembleia Nacional da Venezuela

10 jan 2019 - 20h42
Compartilhar
Exibir comentários

O Itamaraty afirmou em nota que o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, iniciou nesta quinta-feira um novo mandato ilegítimo no comando do país vizinho e declarou apoio à Assembleia Nacional da Venezuela, que classificou como "órgão constitucional democraticamente eleito".

Chanceler Ernesto Araújo se reúne com secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo
02/01/2019
REUTERS/Ricardo Moraes
Chanceler Ernesto Araújo se reúne com secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo 02/01/2019 REUTERS/Ricardo Moraes
Foto: Reuters

"Tendo em vista que nesta data, 10 de janeiro de 2019, Nicolás Maduro não atendeu às exortações do Grupo de Lima, formuladas na declaração de 4 de janeiro, e iniciou novo mandato presidencial ilegítimo, o Brasil reafirma seu pleno apoio à Assembleia Nacional, órgão constitucional democraticamente eleito, ao qual neste momento incumbe a autoridade executiva na Venezuela, de acordo com o Tribunal Supremo de Justiça legítimo daquele país", afirma a nota do Itamaraty.

"O Brasil confirma seu compromisso de continuar trabalhando para a restauração da democracia e do Estado de direito na Venezuela, e seguirá coordenando-se com todos os atores comprometidos com a liberdade do povo venezuelano", acrescentou.

Maduro tomou posse nesta quinta para um segundo mandato como presidente da Venezuela que durará até 2025, desafiando um crescente cerco diplomático, liderado pelos Estados Unidos, que considera sua reeleição uma "usurpação ilegítima" do poder. [nL1N1ZA1B3]

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade