PUBLICIDADE

Funcionários da USP em greve fazem ato na Praça da Sé

18 jun 2014 - 19h48
(atualizado às 19h49)
Compartilhar
Exibir comentários
Grevistas fazem ato na praça da Sé
Grevistas fazem ato na praça da Sé
Foto: Fábio H. Mendes / Futura Press

Professores, funcionários e alunos da Universidade de São Paulo (USP) fizeram nesta quarta-feira ato público na Praça da Sé para mostrar à população os motivos da greve iniciada em 27 de abril. A mobilização teve também o objetivo de mostrar a situação da educação e da saúde no estado de São Paulo. Trabalhadores das universidades Estadual Paulista (Unesp) e Estadual de Campinas (Unicamp) também participaram do ato na Praça da Sé.

Segundo o diretor do Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp), Magno de Carvalho, a política da reitoria das universidades públicas no Estado de São Paulo é pelo arrocho salarial. Carvalho disse que eles constituem a única categoria de trabalhadores brasileiros que não estão recebendo nenhum aumento. "Está havendo um corte para a verba do ensino para pesquisa de 30% e suspensão da contratação de professores e funcionários por tempo indeterminado”, disse ele.

De acordo com Carvalho, os trabalhadores das três universidades pedem 9,78%, mais 3% de reposição salarial de perdas acumuladas ao longo de anos. A greve será mantida por tempo indeterminado até que a reitoria se prontifique a negociar com os trabalhadores. “Queremos negociar, porque não queremos ficar em greve. Mas, sem atendimento mínimo de nossas reivindicações, não poderemos sair da greve”, afirmou Carvalho.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade