PUBLICIDADE

Forças Armadas têm contingente de prontidão no 7 de Setembro

Tropa pode ser lançada para "preservar recursos do estado nacional ou para neutralizar ameaças"

7 set 2021 15h40
| atualizado às 15h49
ver comentários
Publicidade
Policiamento em atos do 7 de Setembro em Brasília
Policiamento em atos do 7 de Setembro em Brasília
Foto: LUIZ SOUZA/FOTOARENA / Estadão Conteúdo

As Forças Armadas mobilizaram um contingente para ficar de prontidão, que é quando o efetivo permanece nas bases e quartéis, pronto para entrar em ação nesta terça-feira, 7.

Segundo apurou o Estadão, está mobilizado apenas o contingente mantido em alerta todas as vezes em que há manifestações de rua confirmadas.

De acordo com um oficial do Comando de Operações Terrestres (Coter) do Exército, esta missão, dependendo da expectativa de emprego, é atribuída às unidades preparadas para agir sob os termos das ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Nessa linha estão, por exemplo, determinados grupos de infantaria leve. 

Os militares que recebem o treinamento utilizam equipamentos próprios para a tarefa, como capacetes antichoque com viseira, coturnos amortecedores,  uma espécie de armadura para proteger braços, tórax e pernas, alem de escudo, cassete e armamento defensivo.

Cada situação exige uma tática diferente. A tropa pode ser lançada para "preservar recursos do estado nacional ou para neutralizar ameaças", segundo o oficial.

Estadão
Publicidade
Publicidade