Script = https://s1.trrsf.com/update-1790713512/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brasil

Publicidade

Flávio Bolsonaro é investigado no caso "Dark Horse"

11 set 2026 - 10h01
(atualizado em 12/9/2026 às 08h32)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O senador Flávio Bolsonaro é investigado pela Polícia Federal por suspeitas de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e corrupção no financiamento de "Dark Horse", filme sobre Jair Bolsonaro. Autorizado pelo ministro André Mendonça, do STF, o inquérito apura repasses de R$ 70 milhões feitos por Daniel Vorcaro, do Banco Master, com suspeita de desvio para Eduardo Bolsonaro. O caso teve o sigilo retirado em meio a uma crise no STF, marcada por acusações mútuas entre Mendonça e Alexandre de Moraes.

Mendonça autorizou abertura de inquérito contra senador em julho para apurar suspeitas de irregularidades no financiamento do filme. Possíveis crimes incluem lavagem de dinheiro, evasão de divisas e corrupção.O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), candidato à Presidência da República, é alvo de uma investigação conduzida pela Polícia Federal (PF). O inquérito foi instaurado para apurar indícios de possíveis irregularidades relacionadas ao financiamento do filme Dark Horse, produção que retrata a trajetória política do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A abertura da investigação foi autorizada em julho pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), após solicitação apresentada pela própria PF.

A informação de que Flávio está entre os investigados tornou-se pública nesta sexta-feira (11/09), quando o relator do caso determinou a retirada do sigilo de parte das investigações sobre o Banco Master, a pedido do presidente do STF, Edson Fachin.

A PF apura indícios de que Flávio possa ter participado de um esquema envolvendo crimes como lavagem de dinheiro, evasão de divisas, corrupção e outras eventuais infrações. As suspeitas estão relacionadas, em tese, aos recursos destinados ao financiamento do filme e à sua suposta ligação com Daniel Vorcaro, proprietário do extinto Banco Master.

Vorcaro teria repassado cerca de R$ 70 milhões para a produção do longa-metragem. Há suspeita que parte do dinheiro arrecado para a produção tenha sido usado para bancar Eduardo Bolsonaro, nos Estados Unidos.

Nesta semana, o gabinete de André Mendonça homologou a delação premiada do empresário Antonio Carlos Freixo Júnior, o Mineiro, dono da Entre Investimentos e Participações, sobre a produção do filme. De acordo com a investigação, a empresa teria sido usada para receber repasses de Vorcaro destinados à produção do longa-metragem.

Crise no STF

O pedido de Fachin para retirada de sigilo das investigações sobre o escândalo do Banco Master, uma fraude que deixou um rombo de bilhões de reais no sistema financeiro do Brasil, vem após a grave crise na qual o STF mergulhou com uma disputa entre os ministros André Mendonça e Alexandre de Moraes.

No início do mês, Mendonça pediu investigação contra Moraes no STF por causa de suposta relação entre o ministro e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, que atualmente está preso. Moraes rebateu e pediu que Mendonça seja investigado por suposta quebra da imparcialidade e favorecimento a determinados grupos políticos durante a sua relatoria de casos como as fraudes no INSS e do Banco Master.

O presidente do STF, Edson Fachin, tomou a frente do caso e definiu um dos próximos passos: uma sessão extraordinária marcada para a próxima terça-feira (15/09) para o plenário discutir o relatório da Polícia Federal (PF) sobre a proximidade entre o ministro Moraes e Vorcaro

md/cn (Agência Brasil, ots)

---------

Não deixe que o algoritmo esconda as notícias. Se você valoriza o trabalho da nossa equipe para uma cobertura jornalística confiável, reserve um momento para nos selecionar como sua fonte preferida no Google clicando aqui. Marque o link da DW quando ele aparecer na lista para sempre ver nossas notícias verificadas primeiro.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra