PUBLICIDADE

Conab suspende leilão de compra de arroz importado

21 mai 2024 - 11h12
Compartilhar
Exibir comentários

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) suspendeu o leilão de compra de arroz importado marcado para esta terça-feira, operação esta que o governo havia lançado como uma das medidas para limitar os impactos nos preços do produto, após as enchentes no Rio Grande do Sul.

A estatal não informou imediatamente a razão da suspensão da operação, que inicialmente compraria cerca de 104 mil toneladas de arroz importado por terceiros.

O comunicado sobre a suspensão foi publicado na noite de segunda-feira no site da estatal. A Conab disse que a data de realização do leilão será publicada oportunamente.

Desde o início, o programa de compra de arroz importado não foi bem recebido por produtores do Rio Grande do Sul, Estado que responde normalmente por 70% da safra nacional do produto básico.

Agricultores afirmam que, apesar das perdas, a colheita já estava avançada, e a produtividade este ano indicava bons resultados. Dizem ainda que a compra de arroz importado pode pressionar os preços locais, desestimulando a nova safra.

De outro lado, a alta dos preços preocupa o governo do ponto de vista da inflação. Na véspera, o comitê gestor da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou a redução a zero do imposto de importação de três tipo de arroz, como medida adicional para evitar problemas de oferta e de preços do produto decorrentes das enchentes no Rio Grande do Sul.

O preço do arroz em casca posto na indústria do Rio Grande do Sul subiu 8,55% no acumulado do mês, para 116,28 reais a saca de 50 kg, segundo o indicador de arroz em casca do Cepea/Irga.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade