PUBLICIDADE

vc repórter: truque ótico atrai curiosos a rua "folclórica" em BH

23 jul 2012 - 19h14
(atualizado em 24/7/2012 às 15h44)
Compartilhar

Uma descida que sobe. A frase pode parecer incoerente, mas é isso o que acontece com os carros na rua Professor Otávio Coelho Magalhães, a popular rua do Amendoim, no bairro das Mangabeiras, na zona sul de Belo Horizonte.

Muitos turistas e curiosos passam pelo local todo mês para ver o "fenômeno". Desengatam o carro rente à calçada e observam o veículo deslizar rampa acima. Segundo o folclore local, a rua teria em seu subterrâneo determinados minérios que puxariam o carro, contrariando a lei da gravidade.

Para o físico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Eduardo Valadares, tudo não passa de uma ilusão de ótica. "Nosso cérebro é influenciado pelo meio. As ruas laterais dão a impressão de que o carro que parar ali vai descer e não subir. É tudo um truque da nossa visão, não existe mistério", explica.

A rua do Amendoim recebeu esse nome popular devido a uma ladeira homônima de São Thomé das Letras, interior de Minas Gerais, que também apresenta o mesmo truque ótico.

A internauta Isabella Dias Cunha, de Belo Horizonte (MG), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Ao desengatar o carro, veículo começa a deslizar rampa acima
Ao desengatar o carro, veículo começa a deslizar rampa acima
Foto: Isabella Dias Cunha / vc repórter
vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra