Tornado provoca destruição em cidade do Rio Grande do Sul
Fenômeno extremo derrubou árvores e deixou residências sem energia elétrica
Um tornado atingiu Erval Grande, no Rio Grande do Sul, causando destruição em residências, plantações e infraestrutura elétrica, deixando famílias desabrigadas, mas sem registro de feridos.
O município de Erval Grande, cidade de 4,9 mil habitantes no norte do Rio Grande do Sul, foi atingido por um tornado na tarde de sexta-feira, 9. O forte vento provocou destruição em vários pontos do município. [Veja fotos abaixo]
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo o jornal Zero Hora, mais de 250 residências foram danificadas. Cerca de 40 famílias precisaram deixar seus lares e foram realocadas em casas de parentes e amigos. Até o momento, não há registro de feridos.
Conforme a Defesa Civil do município, o temporal com ventos fortes começou por volta das 14h45 e teve duração de 20 minutos. A zona rural foi a mais afetada pelo vento.
O mau tempo causou transtornos, com queda de redes elétricas, árvores e postes, e destelhou ainda dezenas de residências nas linhas Goio En, Ervalzinho, Secção Sete de Setembro, Pinhalzinho, Pranchão e Portela.
A maioria das propriedades atingidas está sem energia elétrica. Levantamento preliminar, divulgado na manhã deste sábado, 10, aponta ainda para mais de 50 quilômetros de rede elétrica danificados, deixando parte da cidade sem luz.
Além disso, cerca de 30 hectares de plantações de eucalipto foram totalmente destruídos pela força do vento. O tornado deixou um rastro de centenas de árvores com os troncos decepados no meio da mata.
Equipes da prefeitura, Defesa Civil e concessionária de energia atuam desde as primeiras horas da tarde para desobstruir acessos e iniciar os reparos nas áreas afetadas. A administração municipal também prepara um plano emergencial de assistência para as famílias atingidas.
