São Paulo entra em estado de atenção para alagamentos após chegada de frente fria
Chuvas moderadas a fortes atingem várias regiões da capital e litoral
A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos no final da manhã desta segunda-feira, 17, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura. Por volta das 14h40, outro alerta foi emitido para todas as regiões da capital em razão das chuvas: zonas Norte, Sul, Leste, Oeste, Sudeste, além da região central e dos trechos das marginais Tietê e Pinheiros.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A mudança no tempo foi provocada pela chegada de uma frente fria ao litoral paulista, que trouxe instabilidade e chuvas de moderada a forte intensidade desde o fim da manhã, de forma isolada, sobre a capital.
@silvana10dyoficial são Paulo nesse exato momento . #chuva #sp #brasil ♬ Barulho de Trovão, Pt. 50 - Para Dormir
Imagens do radar meteorológico do CGE apontavam, no início da tarde, núcleos de chuva mais fortes principalmente nas zonas Norte, Sul e Oeste, com destaque para as subprefeituras da Freguesia do Ó, Butantã, Pinheiros, Campo Limpo e Santo Amaro. Na Zona Leste, a chuva variava entre fraca e moderada, com registro na região de Itaquera.
Segundo o órgão municipal, ao longo da tarde e no início da noite ainda há possibilidade de pancadas de chuva que podem oscilar entre moderada e forte intensidade, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento que podem superar os 50 km/h.
Para motoristas com dúvidas sobre vias bloqueadas ou dificuldades de circulação, a orientação é acionar a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) pelo número 156 ou consultar o site do órgão para acompanhar a situação nas principais vias da cidade.
Em caso de emergência, a população pode recorrer aos canais de atendimento 24 horas:
- 199: Defesa Civil
- 192: SAMU
- 156: Reclamações e dúvidas sobre serviços e assuntos relacionados à cidade de São Paulo
Litoral sob atenção
A Defesa Civil emitiu um alerta severo de chuvas para cidades do litoral paulista, como foco nos moradores da Baixada Santista. O alerta destacou a possibilidade de chuva forte, raios e ventos e orientou que a população evite as praias.
Previsão para terça-feira
A terça-feira, 18, também deve ser afetada pela frente fria. A previsão é de amanhecer com muita nebulosidade, ocorrência de chuviscos e temperatura em torno de 18 ºC. Ao longo do dia, o sol pode aparecer entre muitas nuvens, com máxima prevista de aproximadamente 24 ºC. Novas pancadas de chuva também são favorecidas, especialmente durante a tarde, com possibilidade de rajadas de vento superiores a 50 km/h.