PUBLICIDADE

RS: índios atiram pedras e flechas em confronto com a polícia

Os indígenas estão acampados desde quinta-feira em frente ao Palácio Piratini e pedem a demarcação de terras

30 ago 2013 - 16h33
(atualizado às 18h15)
Compartilhar
Exibir comentários
<b>Porto Alegre</b> - A Brigada Militar (Polícia Militar local) negocia cm os índios durante um protesto em Porto Alegre
Porto Alegre - A Brigada Militar (Polícia Militar local) negocia cm os índios durante um protesto em Porto Alegre
Foto: Daniel Favero / Terra

Um grupo de indígenas que protestava pela demarcação de terras indígenas em frente ao Palácio Piratini, sede do governo do Rio Grande do Sul, entrou em confronto com a polícia, na tarde desta sexta-feira, após uma tentativa de invadir a barreira imposta pelos policiais. Segundo a Brigada Militar (PM local) foram atiradas pedras e disparadas flechas contra os policiais.

Foram disparadas balas de borracha, bombas de efeito moral e de gás lacrimogêneo contra os manifestantes, que estão acampados em frente ao palácio, desde a noite de ontem. Ao menos um indígena ficou ferido com tiros da munição não letal.

Os indígenas entregaram um documento ao governo do Estado, no qual pedem que o governador Tarso Genro (PT) se comprometa a dar andamento no processo de demarcação. “Ontem completaram 90 dias do prazo que eles haviam pedido”, disse o cacique Luis Salvador, pouco antes de dizer que só deixaria o local “morto”.

No começo da tarde, também se uniu aos indígenas, representantes do Sindicato dos professores, que estão em greve desde o meio da semana, pelo pagamento integral do piso nacional dos professores e contra a reforma do ensino médio. 

A polícia divulgou comunicado no qual afirma que um policial teve seu coturno furado com uma lança, que furou seu pé. Ele foi conduzido para o Hospital de Pronto Socorro onde foi medicado.

Ainda de acordo com a polícia, a confusão teve início quando os indígenas derrubaram as grades de proteção, como havia anunciado uma das lideranças no carro de som, e gás lacrimogênio foi usado para dispersar os manifestantes.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade