PUBLICIDADE

Cidades

Reforma administrativa de Doria é declarada inconstitucional

Enquanto prefeito de São Paulo, tucano alterou e extinguiu secretarias criadas por lei

7 jun 2018 - 00h17
(atualizado às 07h41)
Compartilhar
Exibir comentários

O Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu nesta quarta-feira, 7, pela inconstitucionalidade da reforma administrativa implementada pela então gestão João Doria (PSDB) na Prefeitura de São Paulo, que alterou ou extinguiu secretarias criadas por lei por meio de um decreto. A decisão, de quase 500 páginas, afirma que secretarias fechadas, como a de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial, voltem a existir, e que a Procuradoria-Geral do Município deixe de ser vinculada à Secretaria Municipal da Justiça.

João Doria, ex-prefeito da capital paulista e pré-candidato ao governo do Estado pelo PSDB
João Doria, ex-prefeito da capital paulista e pré-candidato ao governo do Estado pelo PSDB
Foto: Rafael Arbex/Estadão / Estadão Conteúdo

A ação, proposta pelo procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, atendeu pedido proposto pela bancada do PT na Câmara. As secretarias extintas haviam sido criadas na gestão Fernando Haddad, do mesmo partido. O entendimento foi que um decreto não tem poder para cancelar uma lei, que havia sido aprovada pela Câmara Municipal.

A decisão dá prazo de 120 dias para a Prefeitura se adaptar. Além das mudanças nas secretarias, a portaria de Doria mudou nomes e atribuições de cargos públicos, que agora terão de voltar ao que eram. Por meio de nota, a Prefeitura informou que irá recorrer ao Supremo Tribunal Federal, por meio de um pedido de recurso extraordinário.

João Doria deixou a prefeitura da capital paulista em abril. Ele deverá ser o candidato tucano ao governo do Estado. Em seu lugar assumiu o vice, Bruno Covas, também do PSDB.

Veja também

Top Político: Afif se licencia do Sebrae para concorrer à pré-candidatura do Planalto pelo PSD:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade