PUBLICIDADE

Porto Alegre usa grafite para evitar vandalismo em contêineres

10 jun 2014 - 18h25
(atualizado às 19h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Obras foram idealizadas com temática socioambiental
Obras foram idealizadas com temática socioambiental
Foto: Marcelo Miranda Becker / Terra

ara conscientizar a população e evitar depredações, a prefeitura de Porto Alegre pediu a artistas de rua que decorassem 20 contêineres de lixo com grafites com temas socioambientais. O projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Juventude (SMJ) e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), e espalhará as unidades artísticas em ruas do Centro e da Cidade Baixa, bairros de grande circulação de pessoas e onde ocorrem a maioria dos protestos populares em Porto Alegre.

Os grafiteiros se reuniram na tarde desta terça-feira no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público de Porto Alegre, e atraíram a atenção de quem passava pelo local. “Essa é uma parceria do DMLU com a Secretaria da Juventude, dentro de um contexto de revitalização de vários espaços públicos. Como os contêineres de lixo integram o mobiliário urbano que acaba sofrendo com as ações de vandalismo, nós iniciamos esse projeto-piloto para estimular o jovem a fazer o bom uso do espaço público”, afirma André Carús, diretor-geral do DMLU.

Segundo Carús, atualmente há 1,2 mil contêineres de lixo em Porto Alegre, dos quais 70 precisaram passar por manutenção ou ser substituídos de 2013 para cá. “Esses primeiros 20 contêineres grafitados substituirão aqueles que estiverem mais deteriorados na cidade. Se a recepção for boa, nós pretendemos ampliar o projeto para outras regiões da cidade”, disse Carús.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade