Peça de trem cai no trilho e causa lentidão nas linhas 8 e 9; entenda
Trens chegaram a operar em via única para manter operação
O pantógrafo de um trem caiu nos trilhos na Linha 8-Diamante em São Paulo, causando transtornos, lentidão, plataformas lotadas e operação em via única, sem relatos de feridos até o momento.
Um pantógrafo, aparelho responsável por captar energia e movimentar o trem, caiu nos trilhos após o trem sair da estação Comandante Sampaio, na Linha 8-Diamante, em São Paulo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Procurada pelo Terra, a ViaMobilidade informou que o incidente ocorreu na noite de terça-feira, 6, por volta das 22h. Entretanto, por meio das redes sociais, usuários relataram plataformas lotadas e lentidão no trecho nesta quarta-feira, 7. A situação é considerada incomum por causa das férias escolares, período em que costuma ser registrado menor trânsito de pessoas.
Imagens gravadas por passageiros e que circulam nas redes sociais mostram o solavanco que o trem deu no momento da queda da peça, o que resultou em danos na lateral e na porta do veículo. O pantógrafo se soltou do teto e caiu na plataforma da estação. Até o momento, não há informações sobre feridos.
Desde o ocorrido, a equipe da ViaMobilidade atuava na manutenção do trecho entre as estações Comandante Sampaio e Osasco. Em determinado momento, para evitar o bloqueio total da linha, os trens passaram a operar em via única, utilizando o trilho no sentido Júlio Prestes como alternativa.
Como a estação Osasco é ponto de integração da Linha 8-Diamante, o incidente também afetou passageiros que transitavam pela Linha 9-Esmeralda. No local, a reportagem da TV Globo encontrou plataformas abarrotadas. Em contrapartida, em seu perfil oficial, a ViaMobilidade indicava “circulação normalizada”.
Procurada pela reportagem do Terra, a comunicação da ViaMobilidade afirmou que o aparelho foi retirado da via e que o trem danificado foi encaminhado para o páteo para manutenção. A empresa ainda enfatizou que As plataformas de serviço em Presidente Altino e Osasco voltaram ao fluxo normal, sem impacto nos intervalos.