PE: Noar anuncia acordo; famílias de vítimas de acidente aéreo negam
11 abr2012 - 18h44
(atualizado em 12/4/2012 às 15h26)
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Celso Calheiros
Direto de Recife
Nove meses depois do acidente com o avião LET-410 que matou 16 pessoas, em Recife (PE), aumenta a tensão entre familiares e a companhia aérea. Nesta quarta-feira, a Noar Linhas Aéreas anunciou que realizou acordo com 14 famílias com relação às indenizações por danos materiais. Pouco depois, o anúncio foi desmentido pelo presidente da Associação das Famílias das Vítimas do Voo Noar (AFVVNoar), Geyson Soares, e classificado com uma forma de pressão. "Informação, no mínimo, procura ser distorcida. A companhia aérea não fez acordo com as famílias de 14 vítimas", rebateu o engenheiro Geyson Soares, que perdeu seu irmão no acidente.
O avião LET-410 decolou do Recife na manhã do dia 13 de julho de 2011 para uma viagem até Mossoró (RN), com escala em Natal (RN). Minutos depois de deixarem a pista do Aeroporto Internacional dos Guararapes, os pilotos avisaram à torre que estavam com problemas e pediram para retornar. A aeronave caiu com quatro minutos de voo. Os dois tripulantes e 14 passageiros morreram na hora.
O presidente da associação de familiares disse que algumas famílias fecharam acordo em dezembro, mas a maioria mantém as negociações em aberto, sem terem chegado a um entendimento. "Ontem, a associação fez uma reunião e esse assunto esteve na pauta", afirmou Geyson. Nesta quarta-feira, ele voltou a entrar em contato com boa parte das famílias e confirmou. "No momento, não há novos acordos. Alguns receberam propostas que foram consideradas insuficientes", disse.
O diretor de segurança de voo da empresa aérea regional, comandante Ricardo Miguel, disse que as indenizações que estão sendo anunciadas às famílias são referentes à responsabilidade objetiva que o transportador aéreo assume, independentemente de culpa ou ausência de culpa no acidente. "Os acordos são resultados de uma boa relação entre os advogados das famílias, a seguradora Mapfre e a Noar", resumiu.
As primeiras indenizações começaram a ser pagas em janeiro, informou o comunicado da Noar. Outros acordos estão em fase de negociação e aguardam a formalização, assinatura ou homologação judicial para serem concluídos. O comandante Miguel disse que os acordos que envolvem crianças ou adolescentes são formalizados na presença de um representante do Ministério Público.
Em razão da cláusula de confidencialidade, nem a Noar Linhas Aéreas, a seguradora Mapfre e os familiares das vítimas podem revelar os valores envolvidos nos acordos celebrados. O comandante Miguel também disse que pagamento das indenizações por danos materiais não impede que as famílias recorram à Justiça em busca de indenizações por danos morais.
Um avião de pequeno porte que fazia o percurso Recife-Natal caiu, na manhã desta quarta-feira, logo depois de decolar do aeroporto dos Guararapes, na capital pernambucana
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem / Especial para Terra
Segundo os bombeiros, nenhum dos 16 passageiros sobreviveu
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem / Especial para Terra
A aeronave caiu em um terreno baldio próximo à avenida Boa Viagem, entre o Recife e o município de Jaboatão dos Guararapes
Foto: Aldo Carneiro / Futura Press
O avião, com capacidade para 19 passageiros, pertence à empresa aérea regional Noar Linhas Aéreas.
Foto: Aldo Carneiro / Futura Press
O modelo era um bimotor turboélice, um L-410, também conhecido como LET, usado principalmente para o transporte em pequenas e médias distâncias
Foto: Pancotti / vc repórter
Para evitar uma possível colisão, o piloto teria virado o avião, batido a asa esquerda no chão e caído
Foto: Pancotti / vc repórter
Moradores da região afirmaram ter ouvido duas explosões
Foto: Pancotti / vc repórter
A posição em que o avião caiu, contrária à direção para Natal, indica que o piloto teria percebido problemas
Foto: Aldemir Oliveira / vc repórter
Fumaça vista de ponto perto do local em que o avião bimotor caiu
Foto: Élida Dias / vc repórter
O local em que o aviao caiu é usado costumeiramente para instalações de circos que chegam a Recife
Foto: Élida Dias / vc repórter
O avião caiu em um terreno baldio próximo à avenida Boa Viagem, a cerca de 150 m da praia e a 200 m do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMAR)
Foto: Élida Dias / vc repórter
Peritos foram ao local analisar os destroços da aeronave
Foto: Celso Calheiros / Especial para Terra
Entre as 16 vítimas, 14 eram passageiros e duas, tripulantes
Foto: Teresa Maia/DP/DA-Press / Especial para Terra
Em nota, a Noar afirmou que "está muito sensibilizada pelo ocorrido desta manhã", e que garantiria "todo apoio aos familiares
Foto: Teresa Maia/DP/DA-Press / Especial para Terra
O Instituto Médico Legal foi ao local para retirar e identificar os corpos das vítimas
Foto: W. Correia Neto / Futura Press
As causas do acidente serão investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
Foto: W. Correia Neto / Futura Press
O avião tinha capacidade para 19 passageiros
Foto: Rodrigo Regueira / vc repórter
Avião bimotor turboélico caiu em Recife no início da manhã desta quarta-feira
Foto: AP
Bombeiros, policiais e especialistas fazem vistoria no local do acidente
Foto: Matheus Britto / Futura Press
Nos últimos cinco anos, o País contabilizou dois acidentes com aeronaves bimotor LET-410. Em ambos os casos, ninguém sobreviveu
Foto: Matheus Britto / Futura Press
Parentes das vítimas se reuniram no local em busca de informações
Foto: Matheus Britto / Futura Press
Técnicos da Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes (PE) concluíram às 12h50 desta quarta-feira a retirada dos 16 corpos
Foto: Matheus Britto / Futura Press
O piloto teria tentado fazer um pouso forçado
Foto: Denio Rodrigues / vc repórter
Curiosos registram o acidente
Foto: Denio Rodrigues / vc repórter
Pouco depois de cair um incêndio tomou conta do avião
Foto: Denio Rodrigues / vc repórter
A empresa Noar Linhas Aéreas começou a operar em junho de 2010 e se especializou em pequenos percursos a preços reduzidos
Foto: Denio Rodrigues / vc repórter
Imagem do avião registrada em abril de 2011
Foto: Ademir Travensolo / vc repórter
Diretor de assuntos corporativos e comerciais da Noar, Giovanne Faria, disse avião passou por manutenção
Foto: Aldo Carneiro / Futura Press
Imagem do avião registrada em 24 de maio de 2011
Foto: Paulo A. Coelho / vc repórter
A identificação por meio de impressão digital só é possível em casos em que a carbonização não foi total
Foto: Celso Calheiros / Especial para Terra
Famílias deixam Hotel Atlântico Plaza, em Recife (PE), onde empresa aérea disponibilizou estrutura para parentes das vítimas
Foto: Aldo Carneiro / Futura Press
Cemitério Morada da Paz, em Paulista (PE), na região metropolitana da capital pernambucana, recebe dezenas de parentes e amigos de quatro vítimas
Foto: Aldo Carneiro / Futura Press
Parentes choram no enterro do copiloto da aeronave que caiu na Grande Recife, em cemitério de Paulista (PE)
Foto: Aldo Carneiro / Futura Press
Caixão do copiloto da aeronave da Noar que caiu na Grande Recife (PE), Roberto Gonçalves, é conduzido com bandeira de Pernambuco
Foto: Aldo Carneiro / Futura Press
Quatro das 16 vítimas são sepultadas em cemitério de Paulista (PE), na Grande Recife