Operação "Porta Fechada" prende 34 suspeitos e apreende drogas em ação contra facção criminosa
Operação envolve 21 cidades e mira rede de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro
Na manhã desta terça-feira (18), uma grande operação policial, batizada de Operação Porta Fechada, foi deflagrada para desmantelar uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas e outros crimes. A ação resultou na prisão de 34 suspeitos, na apreensão de 12 armas de fogo e 27 quilos de drogas, incluindo maconha e cocaína.
As investigações começaram após uma apreensão de 400 quilos de maconha em Sapucaia do Sul (RS), em 2024, revelando um esquema sofisticado de transporte e distribuição de entorpecentes. Além do tráfico, a facção atuava com agiotagem, fraudes financeiras e adulteração de veículos. Os crimes eram coordenados por membros presos, que usavam celulares para comandar as operações externas.
A ofensiva ocorreu simultaneamente em 21 cidades, nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso. Foram cumpridos 45 mandados de prisão, 45 de busca e apreensão, além da apreensão de dois veículos usados nas atividades ilícitas. Mais de 200 policiais participaram da operação.
A investigação também revelou um esquema de lavagem de dinheiro, utilizando empresas contratadas para fornecer alimentos a penitenciárias. Relatórios do Coaf identificaram movimentações suspeitas de R$ 32 milhões em menos de um ano, além de transações imobiliárias atípicas. As autoridades seguem monitorando os envolvidos.
Com a informação Polícia Civil.