PUBLICIDADE

Manifestação de professores da Unicamp causa lentidão

11 jun 2014 - 14h20
(atualizado às 16h11)
Compartilhar
Exibir comentários

 Durante o protesto feito pelos funcionários e estudantes da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) os manifestantes fecharam os três principais acessos ao campus do distrito de Barão Geraldo, em Campinas, na manhã desta quarta-feira.

Os manifestantes ocuparam as avenidas Romeu Tórtima, Guilherme Campos e Prof. Atílio Martini com faixas, cartazes e carros de som.

  Durante 4 horas houve congestionamento nas três entradas da cidade, e lentidão nas rodovias D. Pedro e Zeferino Vaz. Não houve nenhuma ocorrência grave, mas os motoristas fizeram um “buzinaço”.

Apenas ambulâncias e carros levando pacientes para o Hospital das Clinicas (HC) da Unicamp puderam transitar pela região. Funcionários e professores que não aderiram à paralisação tiveram que esperar ou enfrentar o congestionamento desde as primeiras horas da manhã.

  Cerca de 300 pessoas participaram da manifestação. O grupo fez uma passeata até a reitoria e terminou com a concentração dos grevistas por volta das 12 horas. Em frente a reitoria, os participantes pediram uma audiência com o reitor José Tadeu Jorge e retomada de negociação com o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Creusp) a porta principal do prédio foi fechada e vários seguranças se posicionaram no lado de dentro.

  "Eles (Creusp) disseram que iriam conversar ontem, mas cancelaram a reunião de última hora", disse o diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU), João Raimundo Mendoça de Souza.

De acordo com João, os servidores consideram uma afronta o zero de reajuste nos salários e pedem 10%. "Amanhã vamos nos unir em protesto em São Paulo com os colegas da Unesp e USP", disse.

Segundo o STU, 70% dos funcionários e 65% dos professores aderiram à greve e a maioria dos alunos dos institutos também apóia o movimento.  Em nota, a Unicamp disse que irá tomar medidas judiciais contra a obstrução do direito de ir e vir do cidadão que precisou dos serviços de sua unidade em Barão Geraldo. 

Colaborou com esta notícia o leitor Wagner Guidi, de Limeira (SP), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade