Linha 5 - Lilás do Metrô de São Paulo volta a funcionar normalmente nesta 4ª feira
Das 9h às 11h31, os trens funcionaram em uma única via, atendendo os dois sentidos entre Capão Redondo e Giovanni Gronchi; na terça-feira, quatro estações ficaram fechadas por quase 10 horas
SÃO PAULO - A Linha 5 - Lilás do Metrô de São Paulo voltou a funcionar normalmente no fim da manhã desta quarta-feira, 26. Mais cedo, uma falha elétrica provocou interferência na operação dos trens.
A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da da via, informou que iniciou o processo de normalização da operação da Linha 5-Lilás às 11h31.
"Em razão de uma falha de alimentação elétrica, a linha funcionou das 9h às 11h31 em uma única via (via singela) nos dois sentidos entre as estações Capão Redondo e Giovanni Gronchi. Entre Giovanni Gronchi e Chácara Klabin, a operação seguiu normalmente.
"Para minimizar o impacto durante o horário de pico, a concessionária adotou a estratégia de controle de acesso, com embarque e desembarque nos dois sentidos na mesma via, nas estações Capão Redondo, Campo Limpo e Vila das Belezas", esclareceu a nota.
Por dia, 90 mil pessoas passam pela estação Capão Redondo, 35 mil por Campo Limpo, 14 mil pela Vila das Belezas e 26 mil pela estação Giovanni Gronchi.
A ViaMobiliade, concessionária responsável pela operação da Linha 5-Lilás, informou ao Via Trolebus que em razão de uma falha de alimentação elétrica, opera desde as 9h em uma única via (via singela) nos dois sentidos entre as estações Capão Redondo e Giovanni Gronchi.
— Via Trolebus (@viatrolebus) June 26, 2019
Passageiros voltaram a apresentar queixas nas redes sociais.
Foram afetadas as estações Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas e Giovanni Gronchi.
Estação Capão Redondo sendo evacuada. Mais um dia infernal na linha 5 - Lilás do @metrosp_oficial (@L5lilas)
— Vinicius Santiago (@viny_) June 26, 2019
E eles falam que está normal. Eu tentando pegar antes do horário de pico que é as 7 e tá terrível. Cheguei na estação 6:30 e não conseguia entrar de jeito nenhum.
— Claudia Santos (@clauzinha37) June 26, 2019
Na terça-feira, 25, o rompimento de um cabo elétrico na madrugada interrompeu o funcionamento do Metrô por quase dez horas entre as estações Capão Redondo e Santo Amaro. O funcionamento foi restabelecido às 14h16.
As estações Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas e Giovanni Gronchi permaneceram fechadas até o início da tarde. O restante das estações da linha, no trecho de Santo Amaro à Chácara Klabin, operou normalmente no decorrer do dia.
Nas redes sociais, usuários postaram fotos da situação. Grupos de pessoas se acumularam nos pontos de ônibus durante a manhã de terça-feira.