PUBLICIDADE

Haddad pretende implantar meritocracia na prefeitura de SP

14 abr 2014 - 11h47
Compartilhar
Exibir comentários
Prefeito de São Paulo Fernando Haddad afirmou nesta segunda-feira que estuda a possibilidade de implantar o sistema de meritocracia na prefeitura da capital
Prefeito de São Paulo Fernando Haddad afirmou nesta segunda-feira que estuda a possibilidade de implantar o sistema de meritocracia na prefeitura da capital
Foto: Thiago Tufano / Terra

O prefeito de São Paulo Fernando Haddad afirmou, na manhã desta segunda-feira, que estuda a possibilidade de implantar o sistema de meritocracia na prefeitura da capital, assunto bastante questionado pelo funcionalismo público. De acordo com o prefeito, a questão está sendo discutida “há alguns meses” e Haddad acredita que os funcionários receberão positivamente o novo modelo.

Haddad participou de um evento na Fecomercio São Paulo chamado Doing Business (Fazendo Negócios), que discutiu a desburocratização do processo do empreendedorismo no Brasil. Segundo o petista, a meritocracia é uma maneira de agilizar esses processos.

“Estamos estudando a possibilidade. Recebemos uma proposta, que está sendo analisada, de incorporar uma parcela variável do salário em função da agilidade dos procedimentos. Isso está sendo discutido com os servidores há alguns meses, mas não é simples o modelo porque o processo passa por muitas mãos. Você tem dificuldade de aferir quanto cada servidor individualmente contribuiu para melhoria do processo. Mas está na mesa de debate”,disse Haddad.

Segundo o prefeito, a ideia é buscar um modelo que agrade a todos. “Eu acho que podem sinalizar positivamente. Pode ser uma coisa que introduza um elemento importante, embora não seja fácil modelar. Queremos buscar uma modelagem que atenda”, completou.

O presidente da SP Negócios Wilson Poit, concordou com o prefeito da capital. Segundo ele, o modelo é bastante utilizado na iniciativa privada.

“É um processo bastante complicado, mas é um plano nosso. A meritocracia na iniciativa privada, de onde eu venho, é tratada de uma forma diferente. Os colaboradores que trazem resultados são tratados de maneira diferente dos demais”, disse.

A ideia da prefeitura é reduzir o tempo da abertura de uma empresa. Hoje em dia, o empreendedor demora 107 dias para conseguir abrir seu próprio negócio. O objetivo de Haddad é reduzir para cinco dias. Além disso, o empreendedor espera dois anos para obter o alvará de funcionamento. A prefeitura busca diminuir para 90 dias.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade