PUBLICIDADE

Contra coronavírus, Crivella anuncia abrigos para moradores de rua e hospital de campanha

Hospital funcionará no Riocentro e deve ficar pronto em 30 dias; local terá 500 leitos e também heliponto para receber casos graves

21 mar 2020 - 13h56
Compartilhar
Exibir comentários

RIO - O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, anunciou neste sábado, 21, novas medidas para tentar conter o avanço do novo coronavírus, que serão publicadas em um decreto ainda hoje. Entre as decisões estão a disponibilização de três grandes abrigos para moradores de rua, com banho, café e monitoramento para evitar que essa população se contamine ou dissemine a doença, e hotéis para abrigar idosos que não possam ficar com suas famílias.

Marcelo Crivella, prefeito do Rio de Janeiro
Marcelo Crivella, prefeito do Rio de Janeiro
Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro/ Reprodução / Estadão

"Estamos conversando com hotéis, principalmente perto de comunidades, para que os idosos que moram com muita gente ou não tenham quem cuide fiquem protegidos" , disse durante coletiva por uma rede social.

Os abrigos para a população de rua serão instalados em Honório Gurgel, Centro da cidade (Sambódromo) e em Santo Cristo. Soldados serão solicitados ao Ministério da Defesa para conscientizar os idosos que ainda insistem em se expor pelas ruas da cidade.

"Se as medidas tomadas forem eficientes e justas, poderemos diminuir a duração da crise", declarou. "Eles (idosos) continuam circulando e isso e muito perigoso, é preciso ficar em casa".

Hospital de campanha

O prefeito informou que em 30 dias o Riocentro, área na zona oeste que costuma abrigar grandes eventos, estará pronta para receber um hospital de campanha do Exército com 500 leitos, inclusive com heliponto para receber casos graves. O local terá 100 leitos próprios para UTI.

Os casos da pandemia subiram de 89 para 94 na cidade do Rio, com grande concentração nas zonas sul e oeste, lugares onde existe uma grande população de idosos.

A partir de segunda-feira, 23, será iniciada a vacinação de idosos contra gripe, que além da rede municipal de saúde contará um sistema de "drive thru", no qual o cidadão poderá receber a vacina de dentro do seu próprio veículo.

Outra medida destacada por Crivella é a determinação pela Prefeitura para que todos os supermercados da cidade tenham pelo menos um telefone para entrega em domicílio. "O melhor remédio é ficar em casa", disse Crivella.

O prefeito disse também que a Prefeitura está preocupada com a situação financeira dos 10 mil ambulantes formais e motoristas de táxis e aplicativos, e afirmou que está sendo estudada a concessão de cestas básicas para essas categorias e acesso aos restaurantes populares da Prefeitura em alguns bairros.

Ele fez um apelo para que táxis e motoristas de aplicativos tenham o cuidado de não levar muitas pessoas ao mesmo tempo.

Crivella reforçou que todos os eventos da cidade devem ser remarcados, e não cancelados, para evitar maiores prejuízos, e que as feiras livres, muito comuns na cidade, continuarão a ser realizadas, mas com intervalos maiores, de 15 em 15 dias.

O prefeito anunciou que após uma "suspensão punitiva" de 24h, permitiu a volta dos BRTs (ônibus que usam uma faixa especial), mas que a determinação de que só transportem passageiros sentados contínua, e voltará a suspender o transporte se for necessário.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade