PUBLICIDADE

Conpresp tomba 1ª estação de tratamento de água da cidade de SP

Estação Theodoro Ramos foi inaugurada em 1929; estrutura foi pioneira ao captar água da Represa Guarapiranga

4 set 2019 - 11h14
(atualizado em 5/9/2019 às 09h34)
Compartilhar
Exibir comentários

SÃO PAULO - A primeira estação de tratamento de água da cidade de São Paulo teve o tombamento aprovado no dia 19 de agosto pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp). O espaço foi inaugurado em 1929, sendo pioneiro na captação da água da Represa Guarapiranga.

A Estação de Tratamento de Água Theodoro Ramos estálocalizada no Alto da Boa Vista, zona sul paulistana, e chegou a abastecer cerca de 400 mil pessoas até ser desativada em 1998. Ela pertence à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Estação de Tratamento de Água Theodoro Ramos foi tombada pelo Conpresp
Estação de Tratamento de Água Theodoro Ramos foi tombada pelo Conpresp
Foto: Google Street View/Reprodução / Estadão

O processo de tombamento estava em tramitação na esfera municipal desde 2009. "A construção da referida estação está inserida em um contexto de rápido crescimento metropolitano e a consequente crise hídrica, que exigia diversas soluções concomitantes, como represas, reservatórios, estações de tratamento e elevação de água", diz ata de reunião do Conpresp.

A estação leva o nome do idealizador e criador do projeto, o engenheiro Theodoro Augusto Ramos. "Na estação de tratamento, chama a atenção a intenção plástica na utilização de concreto armado, ou seja, a expressividade dos materiais através da estrutura do edifício", continua a ata.

"Conforme apontado pelo estudo elaborado pelo DPH (Departamento do Patrimônio Histórico), após a desativação a estação, apesar de pouco alterada, passou a apresentar um aspecto/aparência de abandono, apesar de ainda estar em funcionamento parcial como estação elevatória."

O tombamento prevê a preservação parcial das características arquitetônicas da Bacia de Decantação, da Casa do Filtro e da Casa de Química. Além da Theodoro Ramos, também são tombados os reservatórios Bela Vista, no centro expandido, Araçá, na zona oeste, e Vila Mariana, na zona sul.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade