PUBLICIDADE

Chuvas levam caos ao Rio; prefeito culpa pouco investimento

De acordo com Marcelo Crivella, 785 pontos da cidade estão sem luz e algumas das principais vias da cidade foram fechadas por segurança

9 abr 2019 - 09h01
(atualizado às 10h32)
Compartilhar
Exibir comentários

RIO - As fortes chuvas que caem sobre o Rio de Janeiro desde o início da noite de segunda-feira, 8, provocaram a morte de pelo menos três pessoas, interditam diversas vias da cidade e provocam alagamentos em todas as regiões da Capital. No início da manhã desta terça, mais de 12 horas após o início das chuvas, o prefeito Marcello Crivella (PRB) concedeu entrevista coletiva pedindo para que a população evite sair às ruas. Além da grande quantidade de chuvas em curto período de tempo, Crivella culpou a falta de investimento "histórica" na cidade e a pouca ajuda do governo federal.

Marcelo Crivella, prefeito do Rio pelo PRB 
Marcelo Crivella, prefeito do Rio pelo PRB
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil / Estadão Conteúdo

"Temos milhares de famílias morando em áreas de risco, temos todos os rios e lagos poluídos, 11 mil quilômetros de estradas que precisam ser asfaltadas, 750 mil bueiros entupidos", discursou o prefeito, que alega falta de recursos. "Nossas parcerias com o governo federal, nesse primeiro ano Bolsonaro, praticamente pararam", sustentou, afirmando que até mesmo contratos que foram assinados no ano passado, na gestão de Michel Temer, dependem de autorização do atual governo para serem colocados em prática.

As aulas da rede municipal de ensino foram suspensas. "Decretamos feriado nas escolas e pedimos para que ninguém que não precisa saia nas ruas. As chuvas que caíram são anormais, nenhum de nós esperava um volume desses", disse Crivella em coletiva no Centro de Operações Rio (COR).

Crivella informou ainda que as regiões mais afetadas foram as zonas sul e oeste, e que deslizamentos graves só foram observados no morro da Babilônia, no Leme. Segundo ele, 785 pontos da cidade estão sem luz e algumas das principais vias da cidade foram fechadas por segurança, como a Grajaú-Jacarepaguá e o Alto da Boa Vista. "Foi uma coisa trágica", reconheceu o prefeito.

Ainda de acordo com o prefeito, cinco mil funcionários do município estão nas ruas na manhã desta terça. Crivella diz acreditar que a situação irá se normalizar nas próximas horas, mas ainda insistiu para que a população evite sair às ruas e, caso seja necessário, que utilize o transporte público.

O governador do Estado, Wilson Witzel (PSC), decretou ponto facultativo na região metropolitana do Rio e cancelou sua agenda externa, enquanto as aulas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também foram suspensas.

Veja também:

Ladrões usam escavadeira para arrancar e roubar caixa eletrônico na Irlanda do Norte:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade