PUBLICIDADE

Chuva deixa 300 desabrigados em cidade do Sertão da PB

14 abr 2009 - 14h01
Compartilhar

Michelle Sousa

Direto de João Pessoa

O município de Patos, no sertão da Paraíba, decretou situação de emergência depois de um temporal de cinco horas na noite desta segunda-feira. De acordo com estimativas da prefeitura, cerca de 300 pessoas ficaram desabrigadas. Dois açudes da região transbordaram e parte da BR-230, que dá acesso ao município, foi interditada.

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) informou que as chuvas de segunda para a madrugada desta terça-feira na região de Patos foram atípicas. A AESA registrou quatro horas de chuva forte. Foram quase 300 mm na área que compreende o município e há a previsão de mais chuvas nesta terça e na quarta-feira.

Um dos bairros mais atingidos em Patos foi Jatobá, onde chegaram a ser registrados 380 mm de chuva, conforme levantamento da Defesa Civil. Os desabrigados foram alojados pela prefeitura de Patos em um ginásio de esportes, em um prédio do Sesc e na escola Maria Maniçoba.

No KM 345 da BR-230, uma das faixas cedeu e parte da pista foi interditada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Outro ponto de saída da cidade que dá acesso ao município de Teixeira também ficou comprometido. A ponte que liga as duas cidades está ameaçada pelas águas do açude Jatobá.

O governador da Paraíba, José Maranhão, cancelou a agenda e foi até a cidade. O político visitou áreas alagadas junto com responsáveis pela Defesa Civil estadual e o secretário de Infra-Estrutura, Francisco Sarmento.

Segundo o governador, além do levantamento oficial do número de atingidos pela chuva, serão dadas as devidas assistências com relação a deslocamento, alimentação, abrigo e mais o que se fizer necessário, como medidas emergenciais, para amenizar o sofrimento da população.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade