Script = https://s1.trrsf.com/update-1789154714/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cidades

Publicidade

Refeno 2026: 37ª edição reúne 94 barcos e 700 velejadores em travessia do Recife a Fernando de Noronha, neste sábado(19)

Os competidores são de 13 estados brasileiros e de outros três países que encaram um percurso de 300 milhas náuticas.

19 set 2026 - 11h59
(atualizado às 12h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A 37ª edição da Refeno larga neste sábado (19) do Recife rumo a Fernando de Noronha, reunindo 94 barcos de 13 estados e três países, com cerca de 700 velejadores num percurso de 545 km. Pelo cobiçado troféu Fita Azul, o recordista Adrenalina Pura disputa a liderança com o estreante trimarã Orion Racing Brasil. A regata conta ainda com a presença de atletas consagrados no barco Algo Mais, além de festa aberta ao público para celebrar as chegadas no dia 21 e premiação final agendada para o dia 23.

A 37ª edição da Regata Recife-Fernando de Noronha (Refeno) em 2026, reúne 94 embarcações de 13 estados brasileiros e de outros três países.

Refeno 2026
Refeno 2026
Foto: Cabanga Iate Clube/Divulgação / Portal de Prefeitura

A largada acontece neste sábado, 19 de setembro, no Marco Zero, no Recife, com aproximadamente 700 velejadores participando da travessia até o arquipélago pernambucano.

Os competidores terão pela frente um percurso de 300 milhas náuticas, equivalente a cerca de 545 quilômetros pelo mar. A chegada acontecerá no Mirante do Boldró, em Fernando de Noronha.

O barco que cruzar primeiro a linha de chegada será o vencedor do troféu Fita Azul, uma das principais disputas da regata.

Embarcações de 13 estados e três países

Os participantes brasileiros representam São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Goiás, Paraíba, Sergipe e Piauí.

Além das embarcações nacionais, a competição terá dois barcos argentinos e participantes de Portugal e dos Estados Unidos.

Adrenalina Pura busca mais um título mas enfrenta forte concorrente

Entre as embarcações que entram na disputa está o Adrenalina Pura, atual campeão da Refeno e maior vencedor da história da competição.

O catamarã venceu todas as dez edições das quais participou: 2000, 2001, 2002, 2005, 2006, 2007, 2008, 2023, 2024 e 2025.

A embarcação também é responsável pelo recorde da prova. Em 2007, realizou o percurso em 14 horas, 34 minutos e 54 segundos. Na edição passada, o barco completou a travessia entre Recife e Fernando de Noronha em 17 horas, 47 minutos e 46 segundos.

Outro destaque é o Orion Racing Brasil, um trimarã oceânico construído em fibra de carbono.

A embarcação foi trazida dos Estados Unidos e fará sua estreia na Refeno. O barco também estará na briga pelo troféu Fita Azul e poderá tentar estabelecer uma nova marca para a competição.

Ídolos do esporte participam da travessia

O veleiro pernambucano Algo Mais terá entre os tripulantes quatro atletas conhecidos do esporte brasileiro: Pâmela Rosa, Maurren Maggi, Richarlyson e André Brasil.

Pâmela Rosa é destaque do skate nacional, enquanto Maurren Maggi foi campeã olímpica no salto em distância. Richarlyson construiu carreira no futebol e chegou a defender a Seleção Brasileira. Já André Brasil é campeão paralímpico e mundial na natação.

Chegada em Noronha será marcada com festa

A programação da Refeno terá uma novidade neste ano.

Na segunda-feira (21), a Praça do Porto de Santo Antônio, em Fernando de Noronha, receberá uma festa gratuita e aberta ao público para comemorar a chegada dos velejadores.

As atividades começam às 17h e estão previstas para terminar à meia-noite. A programação terá apresentações do DJ Flávia Pessoa, Mulheres que Bailam e Maracatu Nação Noronha - Ponto de Cultura e Memória Dona Nanete, além de Nego Noronha, Digão, da banda Raimundos, e Sony Bass.

Após a chegada das embarcações, a Refeno também terá atividades voltadas às áreas social, ambiental e cultural. A cerimônia de premiação da 37ª edição da regata está programada para o dia 23 de setembro, no Museu do Tubarão.

Portal de Prefeitura
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra