PUBLICIDADE

Cartel: Procuradoria arquiva investigação contra Serra

18 jun 2014 - 11h08
(atualizado às 11h15)
Compartilhar
Exibir comentários

A Procuradoria-Geral de Justiça arquivou investigação contra o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) por suposto envolvimento com o cartel do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Segundo o Ministério Público estadual, Serra não teve participação no conluio para que a CAF espanhola fosse vencedora de concorrência para a CPTM em compra e reforma de trens no projeto Boa Viagem. As informações são do jornal O  Estado de S. Paulo.

“Passados mais de cinco anos desde a instauração do inquérito civil pela Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social não foram até o momento identificados indícios de envolvimento do ex-governador José Serra na prática de atos de improbidade administrativa relacionados ao Projeto Boa Viagem”, disse o procurador-geral Márcio Fernando Elias Rosa. Segundo ele, a constatação torna o prosseguimento do processo “ilógico”, mas garante que, caso apareça alguma nova prova, os fatos serão apreciados pela procuradoria de Justiça.

A Promotoria amparou sua decisão no depoimento do ex-diretor da Siemens Nelson Branco Marchetti, em novembro de 2013, à Polícia Federal. O executivo é um dos seis lenientes que subscrevem o pacto da Siemens com o Cade. Ele confirmou ter se encontrado com o então governador em 2008 em uma feira na Holanda. O relato do o ex-diretor da Siemens, segundo o MP-SP, “longe de levantar suspeita contra o ex-governador, revela, ao contrário, a justa preocupação do chefe do Executivo em relação aos prejuízos que poderiam advir ao Estado caso a proposta vencedora do certame, apresentada pela empresa CAF, fosse desqualificada em virtude de medidas judiciais intentadas pela Siemens”.

Foto: Arte Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade