PUBLICIDADE

Áudios do Samu mostram chamado após acidente com Porsche, diz TV: ‘Inconsciente’

Gravação revela pedido de socorro para as vítimas do acidente que matou o motorista de aplicativo Ornaldo Viana

12 abr 2024 - 10h08
(atualizado às 10h14)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Os áudios mostram uma jovem que pedindo ajuda ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), após o acidente causado pelo motorista do Porsche.
Foto: Reprodução/Band

Logo após o acidente envolvendo o Porsche e o Sandero, na Zona Leste de São Paulo, no último dia 31 de março, chamadas foram realizadas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A ligação para o socorro foi exibida com exclusividade pela TV Globo e mostra como foi o pedido. Uma mulher relata que tem uma vítima ‘inconsciente’. 

Entre os envolvidos estão o empresário Fernando Sastre de Andrade Filho, de 24 anos, que conduzia o carro de luxo; o motorista de aplicativo, Ornaldo Viana, que dirigia o Sandero que foi atingido pelo Porsche e morreu; e o amigo do empresário, Marcus Vinicius Machado Rocha, de 22. Ele se feriu no acidente e segue internado após passar por cirurgias. 

Vídeo mostra o momento em que Porsche bate em carro de motorista de aplicativo em SP:

No áudio é possível ouvir uma mulher questionando sobre o socorro. “Boa noite, eu fiz uma chamado agora, eu quero saber se vai demorar. Moça, pelo amor de Deus, ele está sentindo muita dor nas costas, ele não está conseguindo respirar”, explica. 

A atendente do Samu pergunta se a jovem está perto dele, e pergunta quantas vítimas são. “Tô perto dele, ele tá tentando controlar a respiração, mas ele não está conseguindo. [...] Então, é que são três vítimas. Mas uma aparentemente está bem e as outras duas estão mal”, descreve. 

“Como os dois pacientes estão? Dois pacientes estão com falta de ar e o outro?”, questiona a atendente. “O outro parece que está inconsciente, é um outro rapaz que está cuidado dele, que abriu o chamado”, afirma a jovem que pede socorro. Em seguida, ao fundo, é possível ouvir a mãe do empresário. 'Filho, como você está?', ao passo que alguém responde que ele ‘está bem’. 

Depoimentos diferentes

A namorada de Fernando Sastre prestou depoimento por quase duas horas, na terça-feira, 9, no 30º Distrito Policial (DP) do Tatuapé. Ela afirmou que o companheiro não consumiu bebida alcoólica antes de assumir a direção.

A jovem contou que os dois teriam um acordo estabelecido no relacionamento de que quando um dos dois bebe, o outro deixa de beber. Na noite do acidente, o casal teria se encontrado com Marcus Vinicius, e sua respectiva namorada, em um restaurante. Este casal de amigos estava em outro veículo.

O grupo teria voltado separado: Marcus Vinicius acompanhando Fernando e as suas namoradas foram em outro carro. Isso porque, segundo os depoimentos, houve uma discussão na saída da casa de pôquer e a namorada não queria acompanhar Fernando no Porsche

Vídeos mostram motorista de Porsche deixando casa de pôquer antes de acidente fatal em SP:

Apesar da namorada do empresário dizer que Fernando não teria bebido, Marcus Vinícius desmentiu a versão. O depoimento dele foi dado dentro do hospital São Luiz Anália Franco, em São Paulo, onde permanece internado desde o acidente. Ele precisou retirar o baço e chegou a ficar em coma induzido.

O amigo disse que o condutor da Porsche havia bebido antes de dirigir e que estava "alterado". As informações sobre o que foi dito à polícia são da TV Globo, que conversou com o advogado de Marcus Vinicius. Ele detalhou o que teria ocorrido na noite do acidente.

  • Segundo Marcus, o empresário Fernando Sastre bebeu em um restaurante, antes de irem para a casa de pôquer.
  • Na casa de jogos, os dois não teriam ficado juntos.
  • Depois, na hora de ir embora, o amigo disse que Sastre estava visivelmente alterado, e que houve uma discussão.
  • A última coisa que ele se lembra é de estarem no carro e que Fernando Sastre estava acelerando o veículo.
  • Sobre o estado de saúde do jovem, o advogado José Roberto Lourenço disse que Marcus Vinicius está estável e deve receber alta nos próximos dias.
Acidente na Salim Farah Maluf em que um Porsche atingiu e destruiu um Sandero
Acidente na Salim Farah Maluf em que um Porsche atingiu e destruiu um Sandero
Foto: Divulgação/Policia Civil / Estadão

Relembre o acidente

Por volta das 2h do dia 31 de março, um domingo, o Porsche dirigido por Fernando colidiu contra o Sandero conduzido pelo motorista por aplicativo Ornaldo Viana, de 52 anos, na Avenida Salim Farah Maluf, em São Paulo. 

Ornaldo Viana, vítima de acidente provocado por motorista de Porsche, morreu por 'perda de sangue
Ornaldo Viana, vítima de acidente provocado por motorista de Porsche, morreu por 'perda de sangue
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Os policiais militares que atenderam a ocorrência não submeteram o empresário ao teste do bafômetro. A conduta dos agentes está sendo analisada, segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP). Em nota, a pasta disse que a Polícia Militar instaurou uma sindicância e "comprovado o descumprimento dos procedimentos operacionais, os policiais serão responsabilizados".

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade