PUBLICIDADE

Ambiental interdita canil com mais de 1,5 mil cães por maus-tratos em Piedade

Equipe, que foi ao local após denúncia anônima, encontrou cães sem alimentação, acondicionados em ambientes sujos, com sintomas de doenças e recebendo medicação com prazo de validade vencido; canil ainda não se manifestou

14 fev 2019 - 12h22
Compartilhar
Exibir comentários

SOROCABA - A Polícia Militar Ambiental fechou um canil com cerca de 1,5 mil cães em situação de maus-tratos, na quarta-feira, 13, em Piedade, interior de São Paulo. Na manhã desta quinta, 14, os cães estavam sendo transferidos para entidades de proteção animal. A equipe, que foi ao local após denúncia anônima, encontrou cães sem alimentação, acondicionados em ambientes sujos, com sintomas de doenças e recebendo medicação com prazo de validade vencido. Na propriedade, no bairro rural de Goiabas, foram constatados danos ambientais. A reportagem entrou em contato com o canil e ainda aguarda o retorno.

Cães em gaiolas no canil que foi interditado em Piedade, no interior de São Paulo
Cães em gaiolas no canil que foi interditado em Piedade, no interior de São Paulo
Foto: Polícia Militar Ambiental/Divulgação / Estadão

Conforme a Ambiental, o canil se dedicava à criação, reprodução e vendas de cães de raça. Após constatar que muitos animais estavam sem comida e em condições higiênicas inadequadas, os policiais acionaram a Vigilância Sanitária do município. Os fiscais relataram situações de maus-tratos, como cãezinhos presos em gaiolas ou baias inadequadas, e o uso de medicamentos fora do prazo de validade. O local foi interditado.

A Ambiental verificou também danos ambientais, como a captação de água não autorizada em córrego e o despejo de dejetos diretamente no solo e no manancial, causando poluição. Os proprietários foram autuados e podem ser multados

A vigilância também autuou os proprietários "por não atender o código sanitário vigente e demais legislações estaduais e municipais". De acordo com a prefeitura, os cães estão sendo encaminhados para institutos de proteção animal, conforme orientação da Ambiental. Ainda segundo a prefeitura, na atual gestão, iniciada em 2017, não houve registro de denúncia contra o canil, que possuía inscrição municipal.

O canil Céu Azul abastecia pet shops da capital e de cidades do interior com animais bastante requisitados das raças chihuahua, boston-terrier, yorkshire, pequinês e chow-chow, entre outras. Em sua página em uma rede social, há avaliações positivas e referências elogiosas ao canil. A interdição gerou comentários críticos e usuários também defenderam o local nas redes sociais.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade