PUBLICIDADE

Bolsonaro publica vídeo em italiano com frase de Mussolini

Homem diz que prefere "um dia como leão a 100 como ovelha"

1 jun 2020 - 12h55
(atualizado às 12h58)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Jair Bolsonaro publicou um vídeo em sua página no Facebook que cita uma frase popularizada pelo ditador fascista Benito Mussolini.

Bolsonaro publica vídeo em italiano com frase de Mussolini
Bolsonaro publica vídeo em italiano com frase de Mussolini
Foto: GABRIELA BILó / Estadão Conteúdo

A gravação mostra um idoso italiano gritando sozinho na rua que "a liberdade vale mais que a morte". Em determinado momento, o manifestante solitário diz: "É melhor um dia como leão do que 100 como ovelha", frase que já existia antes do fascismo, mas que foi propagandeada por Mussolini em sua escalada autoritária.

Ao fim do vídeo, a sentença é reproduzida em português, com uma pequena variação na tradução: "É melhor viver um dia como leão que cem anos como cordeiro... Mais vale morrer lutando com honra pela liberdade do que ficar escondido sem a coragem de ajudar seu país".

Além disso, Bolsonaro escreveu que "o velho italiano resumiu o que passamos nos dias de hoje". A mesma frase de Mussolini também já havia sido citada por Donald Trump durante a campanha eleitoral de 2016.

O vídeo foi postado por Bolsonaro na noite de domingo, dia marcado por protestos "antifascistas" em diversas cidades do Brasil. Mussolini assumiu o poder na Itália em 1922 e logo iniciou uma deriva autoritária que culminaria em uma aliança com o nazismo na Segunda Guerra Mundial.

O ditador foi fuzilado por membros da Resistência italiana em 1945 e teve seu corpo exposto em praça pública em Milão.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade