Ataque a bala em escola do Ceará deixa 2 mortos em cidade símbolo de bons índices da Educação
Tiros foram disparados por homens do lado de fora da escola de Sobral (CE) quando jovens estavam no intervalo, deixando dois mortos e três feridos. Modelo educacional do município é famoso por ter sido replicado em todo o Ceará (e fora dele), levando a índices como maior número de crianças alfabetizadas na idade certa do país.
Dois adolescentes de 16 e 17 anos foram mortos na quinta-feira (25/9) em uma escola pública de Sobral, no interior do Ceará, segundo informações confirmadas pelo governo cearense. Outros três alunos ficaram feridos.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Ceará, os tiros foram disparados de fora da escola em direção ao estacionamento da Escola Estadual Luis Felipe. Os alunos estariam reunidos durante o intervalo das aulas, pouco antes das 10h.
Uma quantidade de droga, balança de precisão e embalagens foram apreendidas com uma das vítimas, segundo a secretaria.
Entre os feridos, dois já tiveram alta e um segue internado, segundo a Santa Casa de Misericórdia de Sobral.
O secretário de Segurança do Ceará, Roberto Sá, disse que uma das vítimas feridas tem uma lista de antecedentes criminais com crimes como roubo e homicídio.
Segundo Sá, o crime foi uma execução, possivelmente ligado ao tráfico de drogas.
"Lamentamos profundamente o fato da droga, nesse contexto da arma de fogo, impunidade, gerar toda essa espiral de violência", disse Sá em coletiva de imprensa.
A ONG Visão Mundial, focada em ações sociais de apoio a jovens, revelou que já havia mapeado e notificado as autoridades sobre o risco que um estudante da instituição estava correndo em razão de conflitos envolvendo facções criminosas.
A ameaça acontecia porque o aluno vivia em uma comunidade controlada por uma facção rival à que controlava o bairro onde está escola, segundo disse a ONG à imprensa.
A Secretaria de Educação do Ceará disse que o documento enviado pela entidade era sobre um estudante que não foi vítima do atentado de quinta. "São situações diferentes", disse em nota.
As mortes ocorreram a poucos metros da prefeitura de Sobral, cidade que se tornou conhecida nacionalmente pelo modelo educacional implantado ali que a levou aos melhores resultados em índices educacionais no país.
A 230 km de Fortaleza, a cidade implementou metas de desempenho e estabeleceu rotinas de práticas pedagógicas, com uma política estruturada em três eixos: gestão escolar, ação pedagógica e valorização do magistério.
A fórmula de Sobral se apoiou em pilares como a autonomia das escolas e a concentração de alunos em unidades maiores com mais recursos.
Implantado pelo então prefeito Cid Gomes (PSB), o modelo de Sobral foi estendido a todo o Ceará quando o próprio Cid se tornou governador.
O atual ministro da Educação, Camilo Santana (PT), é também ex-governador do Ceará e explorou essa vitrine para se projetar nacionalmente.
Segundo o Indicador Criança Alfabetizada (ICA), do ministério da Educação, o Ceará é o Estado com a maior proporção de crianças alfabetizadas na idade certa: 85,3% dos alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental sabem ler e escrever com autonomia.
A taxa supera a média nacional, que foi de 59,2%. A meta geral era de 60%, de acordo com os dados divulgados em julho deste ano.
Violência em Sobral
Segundo o governo cearense, equipes continuam buscando os responsáveis pelo ataque. Um dos suspeitos já foi identificado e as armas possivelmente usadas no ataque foram apreendidas em um bairro de Sobral, disse o secretário Roberto Sá.
As aulas na escola foram suspensas até a sexta-feira (26/9), informou a Secretaria de Educação do Ceará.
No Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2025, divulgado em julho, Sobral apareceu como a 12ª cidade mais violenta do Brasil entre os municípios com mais de 100 mil habitantes.
O Estado do Ceará como um todo tem vivido uma onda de violência, afetando tanto Fortaleza quanto praias e cidades do interior, devido à disputa de facções criminosas.
Fonte do governo municipal disse à BBC News Brasil que o policiamento na cidade tem sido insuficiente diante do avanço das facções. Com 203 mil habitantes, Sobral recebe milhares de alunos universitários diariamente por ser o polo educacional da região. Além disso, fica às margens de uma movimentada BR, a 222, que liga o Ceará ao Piauí, Maranhão e Pará.
Em nota nas redes sociais, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), disse que recebeu "com indignação" a notícia das mortes em Sobral.
"Além de reforço policial em toda a região para capturar os criminosos, determinei a ida da cúpula da Segurança Pública ao município para a adoção de todas as medidas que forem necessárias", disse Elmano.
O ministro da Educação, o cearense Camilo Santana, disse em nota que é "hora de unir forças para preservar a escola como espaço sagrado, lugar de paz e acolhimento". Ele colocou o MEC à disposição das autoridades cearenses.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito de Sobral, Oscar Rodrigues (União), divulgou que há reforço da Guarda Municipal no local e em todo o entorno da escola e que está em contato com autoridades estaduais e nacionais.