PUBLICIDADE

"Bilionários precisam pagar mais impostos", diz Haddad na abertura do G20

Haddad participou do encontro virtualmente por estar com Covid-19

28 fev 2024 - 15h36
(atualizado às 15h39)
Compartilhar
Exibir comentários

"Os bilionários precisam pagar mais impostos". Esta foi a mensagem do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na abertura da primeira reunião financeira do G20 realizada em São Paulo. "Precisamos admitir que ainda precisamos fazer com que os bilionários do mundo paguem sua justa contribuição em impostos", concluiu o ministro.

Haddad participa virtualmente do G20
Haddad participa virtualmente do G20
Foto: Diogo Zacarias/MF / Perfil Brasil

Haddad quer mudança de tributação

Segundo Haddad, o objetivo é avançar com a pauta da mudança da tributação para tentar reduzir a desigualdade. Para isso, no entanto, ele quer discutir a tributação progressiva da renda e do patrimônio. Estas pautas o ministro também tenta avançar na agenda doméstica.

"Chegamos a uma situação insustentável, em que os 1% mais ricos detém 43% dos ativos financeiros mundiais e emitem a mesma quantidade de carbono que os dois terços mais pobres da humanidade", disse, por fim, ao citar que a desigualdade não é apenas de renda, mas também no consumo.

O ministro afirmou, ainda, que houve uma "confusão" da integração econômica global com a liberalização de mercados, a flexibilização das leis trabalhistas e a desregulamentação financeira.

"As crises econômicas resultantes causaram grandes perdas socioeconômicas. Enquanto a 'hiperfinanceirização' prosseguiu em ritmo acelerado, um complexo sistema [...] foi estruturado para oferecer formas cada vez mais elaboradas de evasão tributária aos super-ricos", disse, por fim.

Sobre o G20

O G20 reúne as principais economias do mundo, além da União Europeia e da União Africana. O Brasil comanda o grupo desde dezembro do ano passado. No entanto, a presidência brasileira se encerra em novembro deste ano, quando será realizada a cúpula de chefes de Estado, no Rio de Janeiro.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade