Ataque a escola deixa 2 crianças mortas e 17 feridos
Atirador mata 2 crianças e deixa ao menos 17 feridos em escola católica; 'Não há palavras para descrever a gravidade', diz prefeito
Duas crianças, de oito e dez anos, morreram e 17 ficaram feridos, incluindo 14 crianças, durante um ataque a tiros em uma escola católica nesta quarta-feira, 27/08. O caso aconteceu na cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos.
A tragédia ocorreu durante missa na Escola Católica Anunciação, fundada em 1923 e com cerca de 395 estudantes, que fica localizada no sul da cidade. Os tiros foram disparados pelo lado de fora da instituição, pela janela do local onde o momento religioso estava acontecendo. "Durante a missa, um atirador se aproximou do lado de fora do prédio e começou a atirar nas janelas da igreja. Ele atingiu crianças e fiéis que estavam dentro do prédio", disse Brian O'Hara, chefe de polícia de Minneapolis.
Weston Halsne, aluno da 5ª série, também fez um forte sobre a situação em entrevista ao canal Fox 9. "A missa tinha acabado de começar, foi tipo, três minutos depois dela começar. Ficamos assustados, meu amigo foi baleado nas costas e está no hospital agora. Foi muito assustador porque a gente nunca treina [para tiroteios] na igreja, a gente só treina na escola principal, então a gente não sabia o que fazer", relatou.
"Crianças estão mortas, há famílias que têm um filho falecido. Não há palavras para descrever a gravidade, a tragédia ou a dor absoluta da situação", lamentou Jacob Frey, prefeito de Minneapolis, em entrevista coletiva.
Quem é o atirador?
Um policial informou à Associated Press que as autoridades identificaram o autor dos disparos como Robin Westman. A equipe policial acredita que o suspeito era um atirador solitário de cerca de 20 anos, no entanto, ainda não sabe dizer se ele era um ex-aluno da escola. As motivações para o ataque estão sendo investigadas.
O chefe de polícia informou que o atirador usou três armas: um rifle, uma espingarda e uma pistola. "Foi um ato deliberado de violência contra crianças inocentes e outras pessoas", disse Brian. O homem tirou a própria vida logo depois, segundo a polícia.
Estado de saúde das vítimas
Nove crianças e dois adultos estão internados no Centro Médico do Condado de Hennepin. As crianças hospitalizadas no local têm entre 6 e 14 anos,. De acordo com o Thomas Wyat, do Hennepin Heatlhcare, dos 17 feridos, ao menos sete estão em estado crítico e, desses, quatro precisaram de cirurgia.