PUBLICIDADE

A diferença entre massa magra e massa gorda

Utilizadas para medir o índice de gordura corporal de uma pessoa, as massas magra e gorda possuem diferenças que vão além de seus nomes.

27 out 2016 - 11h16
Compartilhar
Exibir comentários

Você já deve ter ouvido falar que somente o peso de uma pessoa não pode ser considerado na hora do emagrecimento. Isso porque em muitas vezes, o peso que aparece na balança é de massa magra e não massa gorda.

Foto: DINO

Aliás, não é muito raro ver pessoas que pesam a mesma coisa, mas que possuem corpos completamente diferentes, mais definidos e distribuídos. Qual é o segredo destas pessoas?

A tal da massa magra. Nestas pessoas, a quantidade de massa gorda é bem menor do que a massa magra, que apesar de mais enxuta, pode pesar a mesma coisa.

O que é massa gorda?

Massa gorda é como o nome indica: gordura. Ou seja, se você tem um grande volume de massa gorda, mesmo que seja aparentemente magro, não está. Além do visual, a massa gorda quando é acumulada em excesso, também pode trazer inúmeros malefícios para a saúde, como por exemplo, o diabetes, o colesterol alto, o aumento da pressão arterial e em casos mais graves, até problemas cardíacos.

Por outro lado, a massa magra também não pode ser totalmente eliminada durante o emagrecimento, e uma pequena parte dela é importante para o equilíbrio e a saúde de nosso corpo.

E massa magra?

A massa magra nada mais é do que o músculo presente em praticamente todas as partes de seu corpo. Os órgãos também costumam entrar nesta lista, mas obviamente não há como influenciar a diferença de peso deles durante o emagrecimento.

O mais interessante é que pessoas que conseguem aumentar o volume de sua massa magra, ou seja, fortalecem o músculo, conseguem conquistar um corpo em forma muito mais rapidamente, já que ela atua diretamente na queima de calorias e gorduras em excesso.

Por isso que sempre que estamos começando um programa focado na perda de peso, precisamos unir uma alimentação mais saudável e livre de gorduras, com as atividades físicas.

É importante saber também, que nem todas as atividades físicas fortalecem o músculo. As mais aeróbicas como, por exemplo, a dança, a pedalada, caminhadas e a própria corrida, ajudam na perda de massa gorda, mas não aumentam a força de seus músculos.

Portanto, além destas atividades, é preciso também buscar por atividades físicas que aumentam e fortalecem a massa magra, como por exemplo, a musculação. Pode-se dizer, portanto, que incluir a musculação em sua lista de atividades, é uma das formas mais inteligentes de se perder massa gorda.

Além de um programa de exercícios voltados para o fortalecimento dos músculos, outra forma de colaborar para o crescimento de massa magra no corpo, é optando pelo consumo de alimentos ricos em proteína.

Os famosos termogênicos naturais, como por exemplo Slimcaps, garantem a quantidade ideal de proteínas, de forma natural, sem prejudicar o funcionamento de seu metabolismo. Além de ajudar a aumentar a massa magra do corpo, eles aceleram a queima de gorduras e deixam a sua pele, unha e cabelos, muito mais bonitos.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade