20 anos da Queda do Muro de Berlim

O Muro de Berlim isolava toda a parte Ocidental da cidade do restante da Alemanha Oriental

Ao final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, os vitoriosos Aliados (Estados Unidos, França, Inglaterra e União Soviética) dividiram o território da derrotada Alemanha em dois. O lado ocidental ficou sob o domínio das nações capitalistas “chefiadas” pelos americanos. Já o oriental ficou com os soviéticos e sua doutrina comunista. A divisão ocorreu em 1949, com a criação da República Federal da Alemanha (RFA) e da República Democrática da Alemanha (RDA). Berlim, que está localizada no que era território da RDA, também foi dividida.

Assim como o país, a cidade também foi “partida” em duas, com os lados oriental e ocidental (este, dividido em três setores – americano, britânico e francês). Apesar da divisão, a vida cotidiana seguia com certa normalidade. Até que o estilo de vida da RDA, onde as liberdades civis eram restritas, começou a incomodar alguns cidadãos do lado oriental, que decidiram migrar para Berlim Ocidental. Diante do aumento do número de “fugas”, as autoridades comunistas optaram por dar um basta ao fluxo migratório.

Na madrugada do dia 13 de agosto de 1961, centenas de trabalhadores levantaram literalmente de uma hora para outra uma barreira que isolou completamente Berlim Ocidental do restante da cidade e do território da Alemanha Oriental. Ninguém da parte comunista da capital alemã podia passar para o outro lado sem autorização. E poucos tinham esse privilégio. Foram 28 longos anos assim. Até que a RDA (e o comunismo na Europa) começou a declinar, e, em 9 de novembro de 1989, viu um dos seus principais símbolos ruir.

Terra