Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Torcidas pela Seleção Brasileira ressoam em vários cantos do mundo

A Alma Preta Jornalismo listou cinco países do Sul Global ou de maioria negra, como Haiti e Jamaica, que torcem para o time brasileiro durante a Copa do Mundo

29 nov 2022 - 11h25
(atualizado às 17h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem de crianças negras com uma faixa verde e amarela com a palavra Brasil. Elas torcem para a Seleção Brasileira de Futebol.
Imagem de crianças negras com uma faixa verde e amarela com a palavra Brasil. Elas torcem para a Seleção Brasileira de Futebol.
Foto: Imagem: Reprodução/ Fatos Desconhecidos / Alma Preta

Os jogos da Copa do Mundo e a participação da Seleção Brasileira na competição têm alterado a rotina de muitos brasileiros no país. Entretanto, não são somente as torcidas brasileiras que se somam ao coro que torce pela conquista do Brasil a uma vaga nas finais da Copa. Alguns países, como Haiti e Jamaica, também têm torcidas para a equipe verde e amarela.

Com o Brasil já classificado para as oitavas de final após vencer a Suíça por 1 a 0, têm circulado nas redes sociais imagens de torcedores de diferentes partes do mundo que vibram com a vitória.

Para o jornalista Alex Dinarte, apresentador e repórter no canal Identidade Corinthiana no YouTube e repórter na Web Rádio Coringão, a habilidade e a técnica de jogadores brasileiros é reconhecida mundo afora e essa é uma das motivações para a existência de torcedores da Seleção Brasileira em várias partes do mundo.

"O futebol move as paixões. O mundo aprendeu a se encantar com o futebol brasileiro, com os jogadores que fizeram história. Aqui a gente tem uma fábrica natural de craques. Na época do Pelé, nas décadas de cinquenta, sessenta e setenta, o Santos e alguns outros clubes brasileiros iam para diversas excursões aí mundo afora exatamente para fazer com que o futebol pertencesse também à vida deles lá no exterior", relata Alex Dinarte.

"Várias pessoas do mundo se vêem representadas por esse talento que o brasileiro tem para praticar o futebol e por vencer também. O futebol é um dos fatores que faz o Brasil ser tão respeitado no mundo todo. Eu mesmo tenho um respeito grande à Seleção Brasileira por saber que em diversas partes do mundo, das partes mais ricas às mais pobres, tem gente se emocionando com o futebol brasileiro", complementa o jornalista.

Nesse contexto, a Alma Preta Jornalismo levantou uma lista de cinco países do Sul Global (países em desenvolvimento) e/ou de maioria negra que, ao não terem seus times nacionais disputando o Mundial, já torceram e torcem para a Seleção Brasileira. Confira abaixo:

Leia mais: Por que os africanos torcem para o Brasil na Copa?

África do Sul

A África do Sul foi o país anfitrião da Copa do Mundo de 2010, que consagrou a Espanha como vencedora. Na época, estava em sua terceira participação do Mundial, sendo que em nenhuma delas chegou à etapa das oitavas-de-final, conforme informações do portal Quadro de Medalhas. Além da Copa de 2010, o país participou das Copas de 1998 (na França) e de 2002 (no Japão e na Coréia do Sul).

Na Copa de 2010, a Seleção Sul-africana foi eliminada logo na primeira fase, levando os sul-africanos a torcerem para a Seleção Brasileira. Uma pesquisa realizada pela Fifa antes da Copa na época havia revelado que o Brasil era o segundo preferido dos torcedores dos país, tendo 11% da preferência e atrás apenas da própria África do Sul.

Nas Copas de 2014, 2018 e deste ano, a Seleção do país não se classificou para participar da competição.

Trabalhadores de Johanesburgo com a bandeira do Brasil em 2010 | Imagem: Reprodução/ Reportagem News

Bangladesh

A Seleção de Bangladesh nunca chegou a participar de uma edição da Copa do Mundo. Na ausência de um representante que possa competir no Mundial, a torcida do país é dividida entre fãs da Seleção Brasileira e fãs da Seleção Argentina.

Espalhadas pelas ruas da cidade, é possível ver imagens da bandeira do Brasil e pinturas de jogadores brasileiros, como Neymar, e também da Seleção Argentina.

Veja abaixo vídeo de um torcedor de Bangladesh que pintou um prédio de verde e amarelo durante a Copa de 2014.

Bolívia

A Bolívia é um outro caso de país que, na falta de um representante próprio na Copa do Mundo, torce para a Seleção Brasileira. O país boliviano participou de três edições do Mundial, sendo que não passou da primeira fase em todas as participações, conforme informações do Quadro de Medalhas.

A Seleção Boliviana esteve presente no primeiro Mundial de 1930 realizado no Uruguai e que teve a vitória do país sede. A Bolívia também esteve na Copa do Mundo de 1950, realizada no Brasil e que teve o Uruguai como campeão. Por último, a Seleção Boliviana participou do Mundial de 1994, realizado nos Estados Unidos, quando o Brasil se tornou tetracampeão.

Artigos do Brasil encontrados em lojas bolivianas em 2014 | Crédito: Anderson Gallo/Reprodução de Diário Corumbaense

Haiti

O Haiti não tem uma seleção de futebol que esteja disputando a Copa do Mundo de 2022 no Catar. O país caribenho participou de apenas uma edição da Copa: o Mundial de 1974, que ocorreu na Alemanha Ocidental, que também foi a equipe que ganhou a competição na época. Segundo o portal Quadro de Medalhas, o Haiti foi a segunda nação do Caribe a jogar uma Copa do Mundo, atrás apenas da Seleção Cubana, que disputou o Mundial de 1938.

Nas últimas Copas que ocorreram, não faltam publicações pela internet que mostram a escolha do país pela torcida para o time da Seleção Brasileira, como segue abaixo.

Em Porto-Príncipe, haitianos e haitianas saem às ruas depois da vitória do Brasil. As bandas populares que vemos no vídeo são conhecidas como rara e só saem em dias de carnaval ou nas festas patronais. Coisa linda de se ver! O futebol é coisa tão séria por lá que foi usada pela + pic.twitter.com/XZUZTAJL35

— Rodrigo C. Bulamah (@rodrigobulamah) November 25, 2022

Jamaica

A Seleção Jamaicana também não está na disputa da Copa do Mundo deste ano. De acordo com o dados do portal Quadro de Medalhas, o time do país participou apenas do Mundial de 1998, na França. Na época, o país sede venceu o Brasil por 3 a 0.

Nessa Copa do Mundo de 1998, a Seleção Jamaicana foi eliminada na primeira fase da competição ao terminar em terceiro lugar de seu grupo, atrás das seleções da Argentina e da Croácia e na frente do Japão.

Veja abaixo um vídeo da torcida jamaicana para o Brasil na Copa do Mundo de 2018, sediada na Rússia.

Seleções africanas disputam Copa com técnicos locais pela primeira vez em 92 anos

Alma Preta
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade