PUBLICIDADE

Relembre personagens trans em séries, filmes e novelas

Na 3ª temporada de 'The Umbrella Academy', personagem de Elliot Page passará por transição de gênero

4 abr 2022 - 14h45
(atualizado às 15h15)
Ver comentários
Publicidade
Elliot Page anunciou que seu personagem em 'The Umbrella Academy' vai passar por uma transição de gênero.
Elliot Page anunciou que seu personagem em 'The Umbrella Academy' vai passar por uma transição de gênero.
Foto: Twitter/@ElliotPage / Estadão

A representatividade de grupos minoritários em produções audiovisuais ainda caminha em passos lentos. Mesmo passados mais de 100 anos desde a criação do cinema, existem pessoas que só começaram a se ver nas telas há pouco tempo.

No caso de pessoas transexuais e travestis, que acabam sofrendo com estigmas e violência por conta do preconceito, ocupar esses espaços tem importância ainda maior na luta por respeito.

Na última semana, o ator trans Elliot Page anunciou que o seu personagem em The Umbrella Academy vai passar por transição de gênero.

Quando começou a gravar a série, ele ainda possuía uma identidade de gênero feminina e interpretou Vanya, que agora, assim como o ator na vida real, se identifica como um homem trans. Na 3ª temporada, o seu personagem se apresentará como Viktor Hargreeves.

Além de The Umbrella Academy, relembre séries, filmes e novelas com personagens trans:

A Força do Querer

Em A Força do Querer, a teledramaturgia brasileira transmitiu em rede nacional uma transição de gênero e contou a história de Ivana que passou a se chamar Ivan. Ele foi interpretado por Carol Duarte.

A novela também contou com a participação especial de Tarso Brant, homem trans, que na trama ajudou Ivan a lidar com seus conflitos internos durante o processo de mudança.

Sense8

Sense8 é uma série em que oito desconhecidos passam a compartilhar os mesmos pensamentos, sensações e experiências. Uma das protagonistas é Nomi Marks, uma mulher transexual.

A personagem é interpretada pela atriz trans Jamie Clayton. Na trama, Nomi mantém uma relação homoafetiva com outra mulher - o que acaba ilustrando a diferença entre identidade de gênero e orientação sexual.

Tangerine

Uma Mulher Fantástica

Uma Mulher Fantástica fala sobre Marina, uma cantora e garçonete trans, que perde o namorado repentinamente e tem que enfrentar a sua família transfóbica. A protagonista é interpretada pela atriz trans Daniela Vega.

O longa venceu o Oscar em 2018 como Melhor Filme Estrangeiro, sendo a primeira produção chilena a ganhar a estatueta. Além disso, é o primeiro filme vencedor que conta a história e é interpretado por uma pessoa transexual.

Euphoria

A série norte-americana Euphoria está em alta e conta a história de um grupo de estudantes do ensino médio que lida com situações típicas da idade como drogas, sexo e busca pela identidade.

Uma das personagens é uma mulher transgênero e se chama Jules Vaughn, interpretada pela atriz trans Hunter Schafer. Em entrevista à revista Variety, ela celebrou que o papel não tem foco no fato dela ser transexual.

"Precisamos de mais papéis onde pessoas trans não estão lidando apenas com serem trans; elas são trans enquanto lidam com outros problemas. Nós somos muito mais complexos do que nossa identidade", disse.

Estadão
Publicidade
Publicidade