PUBLICIDADE

Ninguém vai tirar a gente daqui, diz autor João Silvério Trevisan

O escritor e ativista participou da live da cobertura da 26ª Parada e foi entrevistado pelas drag queens Ikaro Kadoshi e Alexia Twister

19 jun 2022 13h45
| atualizado às 14h03
ver comentários
Publicidade
:

Durante a live da cobertura da 26ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, apresentada por Terra e Smirnoff, o escritor e ativista LGBT+, João Silvério Trevisan, afirmou que a situação social e política do Brasil fez com que a comunidade se politizasse. 

"Eu tenho um senso político muito grande ao que acontece nesse país. Eu sempre faço essa ligação entre o que nós, enquanto comunidade LGBT+, temos a oferecer para o país, e o que é que esse país tem a nos oferecer, e que está nos negando, em momentos graves, como esse que nós estamos vivendo", afirmou João Silvério. 

João Silvério é autor de vários livros, entre eles 'Devassos no Paraíso', que conta a história da homossexualidade no Brasil. O ativista ainda participou do evento que deu origem à parada, em 1996, e relembrou o seu histórico de luta pelos direitos da comunidade LGBT+. "Aquele caminhãozinho vagabundo, com uma caixa de som e uma chuva", descreveu o escritor. 

O ativista participou do evento que deu origem à parada em 1996
O ativista participou do evento que deu origem à parada em 1996
Foto: Reprodução

Ao ser indagado sobre o futuro da comunidade no Brasil, João Silvério afirmou que não pode haver retrocesso, pois a luta é contínua. "Eu acho que ninguém vai tirar a gente daqui, não adianta", afirmou o ativista lembrando do ditado americano que diz: We're Queer! We're Here! Get Used to Us!, que pode ser traduzido livremente como: Somos queer, estamos aqui e vão se acostumando. 

"Nós chegamos a um ponto que não tem retrocesso. Porque? Eu nunca vi a comunidade LGBTQ tão politizada e tão consciente dos seus direitos quanto agora", completou o escritor. 

"No meu tempo nós não sabíamos escrever um cartaz, a gente estava formulando todo o nosso ideário", relembrou. "As pessoas tinham vergonha de lutar pelos seus direitos quanto homossexuais", afirmou o escritor.

#TerraNaParada

Terra e Smirnoff apresentam a 26ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, que este ano tem como tema "Vote com orgulho - por uma política que representa". Acompanhe a cobertura completa do evento em Terra NÓS, a vertical de diversidade do Terra, e fique por dentro do movimento LGBTQIA+ na Paulista e pelo mundo. E usando a hashtag #TerraNaParada nas suas redes sociais você pode entrar nessa com a gente!

 

Fonte: Redação Terra
Publicidade
Publicidade