PUBLICIDADE

Cinco materiais para entender o que é racismo ambiental

Confira uma lista com livros e vídeos que ajudam a compreender a relação de eventos climáticos com o termo que ganhou maior repercussão recentemente O post Cinco materiais para entender o que é racismo ambiental apareceu primeiro em AlmaPreta.

18 jan 2024 - 07h03
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem mostra uma mulher negra caminhando com sacolas por uma rua inunadada no Rio de Janeiro
Imagem mostra uma mulher negra caminhando com sacolas por uma rua inunadada no Rio de Janeiro
Foto: Alma Preta

O racismo ambiental é um termo que explica o fenômeno social que leva pessoas de grupos marginalizados a sofrerem mais com crises climáticas. Pessoas negras e periféricas, indígenas, quilombolas, pescadores e todas as 28 comunidades tradicionais são as populações mais afetadas.

As áreas ocupadas por essas comunidades frequentemente apresentam condições específicas, como falta de infraestrutura e políticas públicas no geral, que colaboram para maiores estragos em casos de chuvas, enchentes e deslizamentos.

Nos últimos dias, o tema ganhou repercussão nas redes sociais após a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, chamar atenção para os eventos climáticos que atingem majoritariamente as pessoas negras e que vivem em periferias.

A Alma Preta Jornalismo selecionou cinco indicações de materiais para te ajudar a compreender mais a relação entre as catástrofes climáticas e o racismo ambiental:

1) Livro "Racismo Ambiental e Emergências Climáticas no Brasil"

O Livro apresenta as demandas geradas pela vulnerabilidade social e ambiental advindas da emergência climáticas. A obra realiza crítica ao movimento ambientalista que não aborda a racialidade e busca a responsabilização do Estado pela ausência em territórios vulnerabilizados.

A obra é organizada pela jornalista e ambientalista Mariana Belmont e nasceu de uma formação com o mesmo nome do livro, realizada pelo Intituto de Referência Negra Peregum, com a participação de militantes e intelectuais negros, junto à Coalizão Negra por Direitos e outras organizações negras.

Disponível aqui.

2) Livro "Direito e Racismo Ambiental na Diáspora Africana. Promoção da Justiça Ambiental Através do Direito"

O livro aprofunda o significado de racismo ambiental, a partir de um recorte temático da diáspora no período colonial.  A obra também apresenta o conceito de justiça social e contribui significantemente para o entendimento da relação entre as questões sociais e ambientais.

Disponível aqui.

3) Websérie "Racismo ambiental: Terras, Territórios, Tecnologias"

Em três episódios, a série online demonstra a realidade das pessoas negras afetadas pela falta de políticas públicas que lidem com as consequências de catástrofes climáticas em regiões periféricas.

https://youtu.be/NOwJ9CatLmI?si=yRhdN-W3qi69ZYxd

4) Minidocumentário "Interfaces do Racismo: Racismo Ambiental"

O documentário da Defensoria Pública da União traz depoimentos de quilombolas e especialistas para aprofundar a questão do racismo ambiental na produção de energia renovável, que atinge o modo de vida e o bem-estar nos quilombos. 

https://youtu.be/3IxobCS1n-k?si=8NXBgKdJ7CFuyOLG

5) Vídeo: "O que é racismo ambiental e qual é a relação com a crise do clima?"

Apresentado por Douglas Belchior, co-fundador da UneAfro Brasil, o vídeo do programa "O Tempo Virou" aborda de forma pedagógica os impactos das mudanças climáticas na cidade e no campo. O episódio convida a Amanda Costa, embaixadora da ONU no Brasil, para debater sobre mudanças climáticas e justiça racial e ambiental.

https://youtu.be/jvPBxKujTlk?si=m6YhDwxdjVqBC0BR

O post Cinco materiais para entender o que é racismo ambiental apareceu primeiro em AlmaPreta.

Alma Preta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade