MUNDO
  Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Loterias
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Vice-presidente peruano descarta golpe de estado no país

Segunda, 18 de setembro de 2000, 19h14min
O primeiro-vice-presidente do Peru, Francisco Tudela, descartou nesta segunda-feira a possibilidade de um golpe de estado como conseqüência do anúncio do presidente Alberto Fujimori de convocar novas eleições. "Considerar um golpe de estado é um absurdo no atual contexto internacional e mundial", disse Tudela, rebatendo com veemência os boatos sobre a possibilidade de que os militares, supostamente insatisfeitos com a decisão de Fujimori, adotem essa medida.

Tudela ressaltou que "não se pode falar em golpe de estado, quando o presidente está em pleno exercício de suas funções e porque o Exército peruano é um exército sério, patriótico e realista". O primeiro-vice-presidente descartou sua candidatura à presidência e ao Congresso nas próximas eleições, que serão convocadas em breve pelo presidente peruano.

"Sou o atual vice-presidente da República e o deputado pelo oficialismo e cumprirei com minhas responsabilidades ao lado do presidente Fujimori", disse. Na véspera, Francisco Tudela sugeriu a realização de um plebiscito em, no máximo, 90 dias para fazer uma emenda constitucional que permita antecipar as eleições gerais, para cumprir o anunciado no fim de semana por Fujimori.

Para Tudela, desta forma, será dado mais um passo para conseguir convocar eleições "no prazo mais rápido".

Leia mais:
» Direitos Humanos pede a renúncia de Fujimori no Peru
» EUA dizem que pressões sobre Fujimori se limitaram à OEA
» Assessor presidencial é detido por militares no Peru
» Peru deverá ter novo presidente em julho
» Deputado acusa Montesinos de articular golpe no Peru
» Oposição se retira das atividades formais do Congresso peruano
» Veja o vídeo que desencadeou a crise política no Peru (em espanhol)

Volta

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.