BELEZA E SAÚDE
Dicas de Beleza
Fitness
Notícias de Beleza
Notícias de Saúde
Entre em Forma
TotalFit
IstoÉ Saúde
Plástica & Beleza
Saúde Feminina
Spa Virtual
Terra Saúde

CARREIRA
Dicas e notícias
Profissão

ESOTERISMO
Monica Buonfiglio
Horóscopo
Porto do Céu
Revista Planeta

RELACIONAMENTO
Almas Gêmeas
Martha Medeiros
Seduzindo
Afinidades astrais
Sexo
Sexo & Namoro

GASTRONOMIA
Água na Boca
Luiz Cintra
Receitas
Vinhos

CHAT
Converse na sala
Viva a Mulher


GRAVIDEZ E FILHOS
Meu Bebê

ELES
The Boy
Guia do Homem

GERAL
Brasil Mulher
Bela

MODA
Exclusivo!
MorumbiFashion
Notícias de moda
Mais sobre Moda

SAÚDE
Homem tem mais vergonha que mulher no consultório
Segunda, 18 de junho de 2001, 15h00

Na hora de discutir dúvidas ou doenças no consultório, os homens são bem mais tímidos que as mulheres. Mark Speakman, urólogo do hospital Taunton e Somerset, na Inglaterra considera que as mulheres são mais abertas na hora de falar sobre temas sexuais e problemas de saúde graças a suas experiências de gravidez e parto, mas os homens raramente comentam entre eles sobre a higiene pessoal e as dificuldades de saúde ou sexuais. Ele acrescentou que as pessoas não devem surpreender com o fato dos homens serem tão tímidos e sim por as mulheres serem tão extrovertidas na hora de discutir assuntos tão delicados.

Os homens europeus têm bastante vergonha quando se trata de falar com o médico sobre problemas sexuais, incontinência urinária e odor dos pés. Ou pelo menos isso é o que se pode observar em uma pesquisa publicada na última terça-feira, na Inglaterra. Mas os homens têm outras preocupações, como por exemplo a impotência.

A queda de cabelos, o aumento de peso e os problemas da pele também poderm fazer com que os homens se sintam incomodados, mas tudo o que tenha a ver com o que está abaixo da cintura é mais difícil de discutir com os médicos, segundo a pesquisa realizada pela indústria farmacêutica japonesa Yamanouchi.

Os 3,5 mil homens entrevistados na Grã-Bretanha, França, Polônia, Espanha, Itália, Holanda e Alemanha disseram que o sexo era o tema mais difícil de abordar. Cerca de 25% dos homens disseram que não se sentiam confortável em falar sobre seus problemas urinários, enquanto que 24% disseram que era mais difícil conversar sobre o mal-cheiro de seus pés.

Entre os homens espanhóis e os italianos, a impotência e o desempenho sexual preocupam mais do que os problemas de próstata e bexiga. A dificuldade para falar sobre temas sexuais, ao que parece, diminui com a idade, mas os homens mais velhos também apresentaram falta de conhecimentos sobre a próstata.

O câncer de próstata é, entre os tipos de tumor, o mais comum entre os homens. Apenas 37% dos entrevistados sabia que a próstata é responsável por manter o esperma saudável. A maioria dos homens sabia onde se encontram os órgãos genitais e urinários, mas alguns pensavam que se encontrava no tórax, no cérebro ou no sistema digestivo. "Se os homens comentassem seus problemas entre eles, ao invés de falarem sobre futebol e carros, não haveria nada de estranho em discutir esses temas com os médicos", concluiu Speakman.

Terra Espanha/Reuters



    Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados.
All rights reserved. Aviso Legal